Casas de Madeira do Bosque do Papa





Localizado no Bosque do Papa, uma área verde de 46 mil m2, no Centro Cívico, o Memorial Polonês é um museu ao ar livre, composto por sete casas construídas com troncos de pinheiros encaixados, típicas da imigração polonesa. As casas abrigam um museu de móveis e utensílios domésticos utilizados pelos imigrantes (como a pipa de azedar repolhos), a capela de Nossa Senhora de Czestochowa, um quiosque para a venda de artesanato e produtos típicos, e espaços para eventos e exposições.
O Memorial oferece o contato com as tradições dos imigrantes poloneses – sua arte, suas crenças, seus hábitos. Durante o ano são realizadas várias festas típicas como a “Swieconka” (Benção dos Alimentos), no Sábado de Aleluia, o aniversário da visita do Papa a Curitiba, em julho, a festa em homenagem à Nossa Senhora de Czestochowa, em agosto, e o Natal polonês, em dezembro.
O Memorial da Imigração Polonesa foi inaugurado em 13 de dezembro de 1980, após a visita do Papa João Paulo II a Curitiba. As sete casas de troncos, originais, vieram transferidas das antigas colônias de imigrantes Tomás Coelho (município de Araucária) e Muricy (município de São José dos Pinhais). A casa que abriga a Capela em homenagem à Nossa Senhora de Czestochowa, padroeira da Polônia, foi abençoada pelo papa na Missa celebrada no Estádio Couto Pereira, em julho de 1980.

Comentários

  1. Gosto muito desse recanto e já fiz a cobertura de alguns eventos ocorridos lá.
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Washington, seu blog é fantástico!
    No dia 01/08 tomei a decisão de me mudar de Porto Alegre para Curitiba, me dei o prazo de um mês para fazer isso (tempo suficiente pra resolver minhas pendências por aqui e juntar uma grana).
    Naquele mesmo dia estava navegando a toa pela rede, cliquei no link 'próximo blog' de uma outra página e vim parar aqui... não sou muito mistico, mas pra mim foi um sinal.
    Desde então tenho feito do seu blog um verdadeiro guia, virou minha leitura diária obrigatória e se eu já não estivesse decidido a promover essa mudança em minha vida seu blog certamente contribuiria para essa decisão.
    Só estive em Curitiba uma vez ha mais ou menos 15 anos, por um fim e semana, mas foi o suficiente pra saber que não é a toa que aí é considerado um dos melhores lugares do Brasil pra se viver.
    Mais uma vez parabéns e prossiga com esse belíssimo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de falar, suas fotos são excelentes!

    ResponderExcluir
  4. Oi Gina! Bom final de semana para vc também.

    Olá Enrico. Bem vindo à Curitiba. Assim como vc, vim de fora de Curitiba e me tornei um curitibano de coração. Temos muitos problemas, mas muitas qualidades também. Curitiba tem muito a oferecer. Obrigado por circular por aqui e pelo elogios também. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Esse blog é maravilhoso mesmo Enrico. Estou sempre por aqui apesar de nem sempre comentar.
    Quanto à sua vinda Curitiba, acredito que vc vai gostar daqui. É uma cidade maravilhosa (apesar do frio). Se precisar de alguma dica ou sugestão, estamos aí.

    Washington parabéns de novo pelo blog. Está cada dia melhor. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi Adriana! Muito gentil como sempre! Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Desejo boas-vindas ao Eurico também! E extendo o comentário que fala a respeito da referencia que esse blog se tornou para quem quer conhecer e admirar as peculiaridades dessa cidade...é o melhor blog sobre Curitiba!

    O comentário que deixo a respeito das casas do Bosqeu do Papa, é que uma delas foi pintada de branco e possivelmente as demais serão pintadas também... lamento, pois no meu ponto de vista descaracterizou a essencia do conjunto,qeu era de manter aquele ar de rusticidade e harmonia com aquele ambiente.

    ResponderExcluir
  8. "O melhor blog sobre Curitiba" é um elogio e tanto. Muito obrigado.

    Quanto a pintar uma das casas de branco no Bosque do Papa, me parece realmente algo que foge do princípio de preservação. Gostaria de entender o motivo.

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante das fotos do blog, parabéns! O bosque do Papa certamente está na minha lista dos melhores de Curitiba

    Abraço
    Luiz

    ResponderExcluir
  10. Oi Luiz Eduardo. Obrigado pela visita e volte sempre por aqui!
    Nossos parques são realmente um espetáculo.

    ResponderExcluir
  11. Morei por 20 anos no numero 1427 da Euclides Bandeira em frente ao Bosque Joao Paulo II. Hoje entendo o significado da palavra "privilégio". Acordar aos sábados e ter esse parque em frente de casa com uma ciclovia em frente era algo bastante singular. Quando criança brincávamos muito no parque até anoitecer. Tenho em minha memória o dia que asfaltaram as ciclovias e limparam o rio belem. Uma Curitiba mais romântica, mais tranquila e que continua linda. Parabens pelo blog. Sensacional!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas