terça-feira, 3 de abril de 2012

A casa vermelha e o seu porão




Essa bela casa de 1927 fica na Dr. Muricy com a Alameda Augusto Stellfeld no centro de Curitiba. Na casa propriamente dita, fica o restaurante/bar El Mago. No porão (pelo menos assim sempre me pareceu) fica o restaurante Baviera, que há mais de 35 anos atende nesse mesmo endereço (primeiro lugar no mundo onde experimentei um calzone e posso dizer que foi uma experiencia memorável).
Um caro leitor (Strapasson) repassou num comentário, as seguintes informações.
Esta casa pertenceu ao industrial Paulo Groetzner (tinham certa relação familiar com os Haupt) ela foi construída em 1927, e chamava-se "Villa Ida" a cor predominante à época era o branco, foi considerada no ano de sua construção com uma das mais imponentes vivendas da Capital, sendo descrita como "austera, confortável e luxuosa" originalmente as varanda do lado esquerdo e direito da casa eram abertas.

11 comentários:

  1. Essa casa é linda, e fica num ponto alto, o que a torna bem visível...
    Pena que nela funciona o "El Mago", uma "bar baladinha", e por conta disso a casa já sofreu diversas alterações na parte interna, e também "depredações"... Bom, pelo menos a última vez que entrei nela, achei que ela estava bem mal conservada interiormente.

    ResponderExcluir
  2. opaz, uma vez comi um calzone lá e achei ÓTIMO.

    JOPZ

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcia. Nunca entrei na casa de "cima". Pena que esteja mal cuidada. Já o porão tem uma cara meio medieval (diga-se que faz muito tempo que nao vou a Baviera) e sempre foi bem mantido.
    Oi Jopz. Nunca experimente outras coisas na Baviera. Dizem que a sopa de cebola eh show.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correção: Nunca experimentei outras coisas na Baviera.

      Excluir
  4. Washington, li na Gazeta que certa vez uma pessoa pediu para que você fotografasse a antiga casa dela... Será que posso lhe fazer um pedido também? Passei anos muito felizes na escola que fiz o Ensino Fundamental, será que você conseguiria fotografá-la, um dia quando estiver passando próximo a ela? (eu procurei por aqui e não encontrei fotos dela) é a Escola Estadual Santa Felicidade, fica na Rua Bortolo Paulin, 50, essa rua é uma lateral da Av. Ver. Toaldo Túlio, próximo daquele parque onde acontece a Festa da Uva... Se lembrares, quando passar por lá, eu vou ficar feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia. Será um prazer fotografar sua escola.

      Excluir
    2. Ola ali na muricy tambem tem tipo um sobrado antigo que é como se fosse uma biblioteca bem antiga, tem uma grade na porta mas eles permitem entrar se pedir,fica perto da pernambucanas,akela do lado da americanas,vale a pena conferir. Acho k ja passei la em outra vida, conhecia tudo antes d entrar la.

      Excluir
    3. Oi Grasy. Pernambucanas perto da Dr Muricy nao eh a da Praca Zacarias ?

      Excluir
  5. Esta casa pertenceu ao industrial Paulo Groetzner (tinham certa relação familiar com os Haupt) ela foi construída em 1927, e chamava-se "Villa Ida" a cor predominante à época era o branco, foi considerada no ano de sua construção com uma das mais imponentes vivendas da Capital, sendo descrita como "austera, confortável e luxuosa" originalmente as varanda do lado esquerdo e direito da casa eram abertas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Strapasson! Muito obrigado pelas informações, as quais irei transcrever para o corpo do post!

      Excluir

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.