Mirante da Caixa D`Água da Sanepar do Alto da XV






Todos que moram em Curitiba sabem que um dos melhores pontos da cidade para se observar a cidade é a Praça das Nações no Alto da XV, onde há um grande painel do Poty e também, a caixa d`água da Sanepar.
Se a vista da cidade na praça já é muito boa, imaginem então do alto da caixa d`água.
No último aniversário de Curitiba a Gazeta editou um caderno especial (aquele mesmo onde eu apareci) sobre a cidade e uma das reportagens era sobre um funcionário da Sanepar que há décadas não se cansa de olhar a cidade e suas transformações lá de cima. Me ocorreu então, que eu poderia talvez dar uma espiada de lá e compartilhar aqui com vocês. Mandei um e-mail para a Sanepar explicando a existencia do blog e sua finalidade, pedindo uma autorização para fazer rapidamente algumas fotos do alto da caixa d`água. O meu pedido foi muito gentilmente atendido pelo engenheiro Fábio e ontem (28/04) fui ao local para as fotos.
Não resta dúvidas de que a vista de lá é sensacional, desde o paredão de edifícios formado pelo centro e bairros vizinhos, até bairros residenciais e (dizem) a serra do mar.
Antes de mostrar as fotos da cidade, vou mostrar as fotos da caixa d`água em si, que foi projetada para ser um dos quatro reservatórios que atenderia Curitiba. Com 26 metros de altura, sua construção foi concluída na década de 1940 e como reservatório funcionou de fato de 1948 até 1995. Desde 1993 o local passou a abrigar um Ecomuseu do Saneamento da Região Metropolitana de Curitiba, muito visitado por estudantes.
Para se chegar ao mirante, temos que vencer uma escada metálica em caracol, com duas plataformas de descanso, quando então o mirante livre de obstáculos se apresenta. Eu achei tudo muito bonito, por isso fiz algumas fotos do interior da torre e as apresento aqui.
Posso apenas imaginar o quanto deve ser bonito um por-do-sol nesse lugar! Sorte de quem tem acesso sempre que desejar.
Agradeço à Sanepar e ao engenheiro Fábio pela oportunidade.

Comentários

  1. Frequentemente vou tomar um caldo de cana ali na Praça das Nações, Takeuchi; fico sempre olhando para o mirante da Sanepar e imaginando como deve ser bom avistar a cidade, lá de cima. Que bela oportunidade você desfrutou, meu amigo; parabéns! Tomara que você não demore muito para mostrar as fotos do panorama divisado, lá do alto do mirante.

    ResponderExcluir
  2. meu pai morou aí perto entre os 5 até 7 anos de idade, isso foi entre 1952 até 1954..essa Torre da Caixa D'água ficava no meio do campo..pra baixo era tudo loteamento. Devia ser tombada pelo patrimônio histórico da cidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas