Casas do Batel 2: Casa da Família Miro



Bom exemplo de palacete que, no final do século XIX, tomou o lugar de grandes chácaras, esta edificação foi construída na região onde anteriormente esteve a chácara da família Itiberê. Foi projetada pelo arquiteto e prefeito de Curitiba, Cândido de Abreu. Em seu projeto original, possuía escadarias de mármore Carraca, portas de cedro trabalhado, vidros entalhados e coloridos e forros em estuque. A ordenação de seus forros variava conforme o ambiente, os lustres eram todos em Cristal e o pé direito da casa alcançava os 5 metros de altura. Todos os seus detalhes externos foram feitos por artesãos especializados. Sua arquitetura é de inspiração portuguesa, no estilo manoelino. Possui ainda belvedere e torre que lembra a “Torre de Belém”

Logo quando cheguei a Curitiba em 1978, eu costumava ir com meu pai a uma feira no Batel e ele dizia que a casa da foto foi um dia a residência do ex-governador do estado do Paraná Moisés Lupion. Graças ao Urbenauta e seu livro sobre o Bairro do Batel, consegui as informações acima e corrigir hoje (13/12/2010) as informações sobre essa bela mansão do Batel, hoje ocupada por um banco.

Fica na Rua Comendador Araújo, 776 esquina com a Presidente Taunay.

Comentários

  1. Muito Bonito! Eu gostaria de ser arquiteta especializada em casas antigas; só casas antigas,possuem quartos enormes, não bate ' as pernas nos móveis( não são apertados, os cômodos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas