João Luiz Fiani - Teatro Lala Schneider e Casa de Teatro Edson D'Avila


A foto mostra o Teatro Lala Schneider e a Casa de Teatro Edson D'Avila, na Rua Treze de Maio, no centro histórico de Curitiba. Ambos os teatros foram construídos pelo ator/diretor/dramaturgo/iluminador/cenógrafo João Luiz Fiani, uma figura carimbada do teatro Curitibano. O Teatro Lala Schneider foi inaugado em 1994 como o primeiro teatro independente do Paraná e 10 anos depois, Fiani inaugura o seu segundo teatro, a Casa de Teatro Edson D'Avila.

Continuações em teatro não eram muito comuns desde que João Luiz Fiani foi praticamente obrigado pelo público a dar continuidade ao sucesso de A CASA DO TERROR. São 13 anos em cinco edições, estreado pela Cia. Máscares de Teatro, sendo o maior fenômeno do teatro paranaense de todos os tempos e um dos maiores de todo o Brasil.

A carreira de Fiani pode ser conferida no site http://www.fiani.com.br/sobre.

Lala Schneider, nasceu em Irati (PR) em 23/04/1926, era conhecida como a primeira-dama do teatro no Paraná e já foi considerada uma das cinco melhores atrizes do Brasil, tendo atuado em teatro, televisão e cinema. Trabalhou também como diretora e professora de interpretação. faleceu em Curitiba em 28/02/2007, sendo velada com honras no Teatro Guaíra.

Com mais de 60 anos de dedicação às Artes Cênicas, o ator paranaense Edson D'Ávila atuou em centenas de peças, além de ter feito cinema, rádio, circo e televisão. Começou em São Paulo, na Cia. de Iracema de Alencar, continuando com Jayme Costa. Em 1952, casou-se com Delcy, que o acompanhou na vida artística, principalmente formando a dupla Zuca e Zoca.

Comentários

Postagens mais visitadas