Colégio Santa Maria e a Capela Santa Maria


A vinda dos Irmãos Maristas a Curitiba foi conduzida pelo bispo diocesano D. João Francisco Braga, em 1924. O trabalho dos primeiros Irmãos Maristas iniciou em 24 de dezembro de 1924 e o ano letivo em 15 de janeiro 1925, no então Instituto Santa Maria, com 3 professores e 46 estudantes, chegando ao final do mesmo ano com 102 estudantes.

O espaço físico do Colégio, na Rua 15 de Novembro, ao lado do Teatro Guaíra, tornou-se pequeno. Na década de 1980, procurou-se um local apropriado para a instalação de um novo e moderno colégio, que atendesse aos mais avançados sistemas de ensino. Assim em 1984, aconteceu a mudança do antigo Colégio para o atual edifício, nas proximidades do Parque São Lourenço. O Marista Santa Maria oferta cursos da Educação Infantil ao Ensino Médio. São 55.000 m2 de terreno e 22.000m2 de área construída, situados em um local aprazível, com um espaço que tem o verde do bosque contrastando com o moderno da estrutura, tornando o ambiente agradável. A tradição e a modernidade, colocadas a serviço dos ideais de Champagnat, são fundamentais na formação integral dos alunos maristas e responsáveis por torná-los bons cristãos e virtuosos cidadãos.

A antiga sede na rua 15 de Novembro foi desmembrada, parte tornou-se hotel e a parte que continha a capela (uma construção em estilo neoclássico datada de 1939), foi doada ao Município de Curitiba pelo Walmart.

Operários, arquitetos especializados em áreas como a cenotecnia, acústica e reverberação, restauradores, engenheiros e técnicos da Prefeitura de Curitiba participaram de uma das transformações mais esperadas no centro da cidade: o prédio onde funcionou a Capela do Colégio Marista Santa Maria e a edificação onde estão as salas que um dia foram da escola, no cruzamento das ruas Conselheiro Laurindo com a Marechal Deodoro, foi totalmente restaurada, transformando-a numa sala de concertos com 278 lugares dedicada especialmente à musica erudita.

O espaço tornou-se a casa da Camerata Antiqua de Curitiba, orquestra fundada em 1974 que hoje, neste gênero, é a mais importante do Brasil. A Camerata vai utilizar o espaço tanto para os seus ensaios quanto para as apresentações de música erudita.

Comentários

Postagens mais visitadas