Curitiba a partir do mirante das Mercês - LESTE

Nessa direção, os bairros que são primeiro visualizados no mirante são o São Francisco, o Alto da Glória, o Alto da XV e o Hugo Lange.

No bairro Alto da Glória localiza-se o Estádio Major Antônio Couto Pereira, de propriedade do Coritiba Foot Ball Club, lamentavelmente rebaixado para a segunda divisão do campeonato brasileiro de 2010. O Alto da Glória é um bairro dotado de bons indicativos sócio-econômicos e é majoritariamente residencial, embora seja bem dotado de comércio, lazer e serviços. É também neste bairro que está localizada a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, muito tradicional e popular na cidade por suas novenas. Os primeiros moradores eram da família Leão, que construíram o primeiro teatro de Curitiba e a Capela de Nossa Senhora da Glória (que deu origem ao nome do bairro).

O próprio nome (Alto da XV) situa o bairro em relação aos demais. O Alto da Rua XV possui um maravilhoso mirante: a Praça das Nações, de onde se descortina um dos mais belos panoramas da cidade. A população do bairro Alto da Rua XV, em sua maioria, é formada por descendentes de imigrantes europeus que, em tempos distantes, ali se estabeleceram para exercer as culturas agrícolas. Nesse bairro ainda funciona o primeiro buffet por quilo do Brasil, o Gulliver. A idéia, criativa para o ano de 1994, foi copiada em todo o Brasil. Nesse bairro encontramos também o Jardim Ambiental (um parque linear) e nele uma das sedes do Colégio Positivo. Um fenômeno mais ou menos recente no bairro é a concentração de restaurantes e bares, dando vida à noite do local.

A estrada do Itupava ligava Curitiba à antiga vilinha e daí para o litoral. Essa estrada passava por três bairros, dentre eles o que hoje é chamado de Hugo Lange. O nome é uma homenagem a Hugo Lange, um dos moradores mais antigos e queridos desse bairro. Até meados do século XX, o local ainda era considerado distante da "cidade". Sua principal rua, a Augusto Stresser, concentra várias comércios de móveis de alto padrão.

O São Francisco é um dos principais pontos turísticos da cidade. No bairro está localizado grande parte do setor histórico. Seu nome está estritamente ligado a historia da igreja da ordem terceira de São Francisco das Chagas. Seu primeiro nome foi: Pátio de Nossa Senhora do Terço. Em 1752, com a transferência da igreja ao religiosos Franciscanos passou a se chamar de Pátio de São Francisco das Chagas. Em 1860 seu nome mudou para Largo da Ordem Terceira de São Francisco. O próprio tempo e tradição popular encurtaram o nome do bairro. Além dos principais prédios e igrejas históricas de Curitiba, nesse bairro acontece todos os domingos a Feira de Artesanado do Largo da Ordem.

Comentários

Postagens mais visitadas