Miniaturas de Fabiano Faucz
























Num dos meus posts sobre casas de madeira de Curitiba, havia um comentário do Fabiano Faucz dizendo que a casa em questão fica perto de onde ele mora e que já havia pensado em usá-la como modelo para suas miniaturas. Em recente contato, combinei com o Fabiano de ir à casa dele para fotografar as suas miniaturas e diria que por mais que eu tente, as fotos não estão à altura das incríveis miniaturas dele, que primam pelos detalhes, imaginação, qualidade e atenção aos detalhes.
As peças são únicas e em princípio não estão à venda, pois o Fabiano trabalha as miniaturas como hobby e pelo prazer e desafio de transformar uma foto ou uma idéia numa miniatura.
Ele me contou que tudo começou com uma pequena miniatura de ferro de um carro que ganhou da mãe, apaixonando-se pela arte. Ele foi comprando várias outras e com o tempo, resolveu tentar fazer uma oficina em miniatura para os carrinhos, que foi bastante simples, totalmente em papelão. Vendo resultado, acreditou que poderia executar outras com mais detalhes e dessa forma, mais próximo da realidade. Autodidata, desenvolveu algumas técnicas pesquisando na internet páginas especializadas em maquetes. A cada mini terminada, mais aprendia e mais idéias surgiam, num processo de criação e aprendizado que dura até hoje. Sua ligação e aptidão para artes vem desde o tempo de escola, surpreendendo professores e colegas.
O Fabiano acredita que quando se gosta do que se faz, os resultados vão se tornando progressivamente melhores e isso eu pude constatar ao fotografar várias de suas miniaturas. Ele permitiu que eu as fotografasse livremente e diria que foi muito difícil escolher apenas algumas fotos para mostrar aqui,
Lamentavelmente um talento como o do Fabiano não tem o reconhecimento que merece e ao contrário de outros países, onde a arte dele seria mais do que suficiente para ser a sua fonte de renda, aqui ele precisa trabalhar e dedicar às miniaturas apenas a sua paixão e seu tempo livre. Ele tem o sonho de um dia fazer uma exposição de suas peças em algum espaço cultural de Curitiba (atenção Fundação Cultural de Curitiba!!), mas pela intenção de divulgar o seu trabalho do que vende-los. Acho que isso acontecerá um dia e terei o maior prazer em comparecer à abertura dessa exposição.
Segue o link para o blog do Fabiano: http://maqueteartistica.blogspot.com/

Comentários

  1. Oi Jopz. Realmente um show. É um talento a ser descoberto e divulgado!

    ResponderExcluir
  2. Oi Anna. São incríveis mesmo e pessoalmente ainda mais!! Conversando com Fabiano, comentei com ele que deve ser difícil por preço no trabalho dele, pois cada miniatura tem um demorado tratamento exclusivo e não há réplicas.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha...é a mão de Deus...merece sim ser divulgado e reconhecido, nunca vi um trabalho com tantas riquezas de detalhes, perfeito, real...obrigada...

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela arte de mexer com nossa imaginação kkkk
    Como fazemos para comprar??
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tiago. Você encontrará o Fabiano Faucz no Facebook. Creio que lá conseguirá conversar com ele sobre a compra das miniaturas (que são realmente fantásticas).

      Excluir
  6. Parabéns pela arte de mexer com nossa imaginação kkkk
    Como fazemos para comprar??
    Abs

    ResponderExcluir
  7. boa noite, adorei seu trabalho e gostaria de comprar algumas casinhas, como faço?
    meu e-mail é: fernandesrizzo@hotmail.com e meu whatsap é: 14-981057270.
    abrigado e aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiano. Sugiro entrar em contato com o Fabiano Faucz no Facebook e tratar diretamente com ele a possibilidade de compra das miniaturas.

      Excluir
  8. boa noite, adorei seu trabalho e gostaria de comprar algumas casinhas, como faço?
    meu e-mail é: fernandesrizzo@hotmail.com e meu whatsap é: 14-981057270.
    abrigado e aguardo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas