Museu Paranaense

Fundado em 1876 pelo desembargador e historiador Agostinho Ermelino de Leão, teve várias sedes desde sua fundação.

A primeira foi na Praça Zacarias, lá permanecendo por vinte e cinco anos, mas devido ao aumento de seu acervo, foi transferido para Rua Dr. Muricy, ali ficou por treze anos, mudando-se depois para a Rua São Francisco, onde funcionou por dezessete anos sob a administração de seu diretor, o historiador Romário Martins. O museu sofreu nova transferência para o Batel.

A nova sede foi demolida, obrigando a mudança para uma residência particular, na Rua Treze de Maio, onde permaneceu em péssimas condições até ser transferido para a Praça Generoso Marques, num edifício com características neoclássicas e "art-nouveau", inaugurado em 1916 com a finalidade de abrigar a Prefeitura de Curitiba, que ali permaneceu até 1969.

Desde dezembro de 2002, ocupa uma nova sede, o Palácio São Francisco, construído na década de 20 para moradia da família Garmatter, que entre 1938 e 1953 funcionou como Palácio do Governo Estadual.

Sua sede está estruturada para a realização de projetos e atividades culturais, atingindo os diversos segmentos sociais. Possui laboratórios, biblioteca, auditório, além de salas de exposições permanentes e exposições temporárias.

Comentários

Postagens mais visitadas