Rua Barão do Serro Azul



Por volta de 1840, Curitiba não possuia mais do que seis mil habitantes distribuídos no entorno do Largo da Matriz (hoje Praça Tiradentes).

A rua Fechada (atual José Bonifácio) estendia-se desde os fundos da igreja até a Capela da Ordem. Dobrando à direita na capela, daria numa estreira rua que começava a ser conhecida como Rua do Louro. Essa denominação permaneceu até o dia 31 de março de 1863, quando temporariamente, o então presidente provincial Antonio Barbosa Simas Nogueira, transferiu para uma casa na esquina da Rua do Louro com a Rua Saldanha (hoje Carlos Cavalcanti) a sede do governo. Nessa época, a rua do Louro passou a chamar-se rua do Nogueira.

Com a implantação da Estrada da Graciosa, a rua teve seu nome mudado para rua da Graciosa, desde a matriz até a atual praça Dezenove de Dezembro, sendo chamada a partir desse ponto, Estrada da Graciosa, por cortar a serra de mesmo nome.

Mais tarde, em homenagem ao grande paranaense vítima injusta da revolução federalista, a Rua da Graciosa passou à atual denominação de Rua Barão do Serro Azul.

Fonte: Livro "Ruas e histórias de Curitiba" de Valério Hoerner Júnior. Editora Artes e Textos. Curitiba, 2002

Comentários

Postagens mais visitadas