Banca de Frutas do Nagib




Mostrando para a minha sogra o catálogo da exposição do fotógrafo Synval Stocchero, numa das fotos ela comentou que tratava-se da região do Edifício Tijucas e perto da banca do Nagib!
Opa! Há anos eu conheço essa banca de frutas pois morei na região por muito tempo. As frutas são sempre muito bonitas e esse tipo de comércio individual (merceria, armazém, quitanda), são cada vez mais raros de se encontrar. Depois dessa minha mania de fotografar tudo, sempre que passava em frente a essa banca de frutas, tinha vontade de fotografa-la, tanto que uma vez a fotografei de dentro do carro e postei aqui mesmo sob o título de Quitanda, ao que me corrigiu minha sogra dizendo que o seu Nagib tem uma banca de frutas, quitanda implicaria na venda de frutas, verduras e legumes.
Eis que surgiu a oportunidade ideal para conhecer melhor a história dessa banca de frutas. Minha sogra disse que sua família e a família do seu Nagib são amigas desde que ele era um piá! Eram vizinhos e as crianças freqüentavam as casas uma das outras. Já adultos, o seu Nagib ficou amigo também do meu sogro (seu Modesto), que junto com minha sogra (Dona Pina) possuíam uma mercearia no Alto da XV. De madrugada, seu Modesto e o seu Nagib se encontravam no Mercado Municipal para comprar frutas para seus comércios e dai veio a amizade deles.
Com a recomendação da minha sogra, me apresentei ao seu Nagib e pedi para fotografar a sua banca. Fiz as fotos e conversei um pouquinho com ele.
O seu Nagib tem essa banca de frutas há 52 anos e diz que essa é a terapia dele. Disse ele que Dona Pina de vez em quando aparece para uma conversa, assim como o irmão dela, um engenheiro que ainda trabalha no Edifício Tijucas. Reclamou que as outras irmãs da Dona Pina nunca dão as caras por lá.
A Banca do seu Nagib fica no comecinho da Al. Dr. Carlos de Carvalho, quase esquina com a Des. Ermelino de Leão. A banca abre bem cedo, assim, se quiser comprar frutas muito melhores do que se encontra normalmente nos mercados, passe lá e leve um dedo de prosa com o seu Nagib, certamente ele tem muita história para contar da Curitiba que passou diante de suas frutas nesses 52 anos.

Comentários

  1. Comprei muita fruta aí, no tempo em que trabalhava na Voluntários da Pátria.

    ResponderExcluir
  2. E a Dona Pina que cito no texto é tia do Liberato Massucci, que se não me engano, trabalho com você na Copel. Não é?

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Sempre dou uma passada no seu blog, e desta vez vou deixar os merecidos elogios! Este blog é um oásis neste mundo virtual, tanto para o público em geral, que procura informações sobre uma Curitiba diferente daquela dos pontos turísticos principais e mais visados, quanto para mim, que estou começando agora uma pesquisa sobre o Patrimônio Histórico de Curitiba. Ele me inspira muito em suas leituras e imagens! Parabéns! Sempre estarei passando por aqui e torcendo para que ele não esmoreça! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Conheço o local e já comprei frutas ali... o que + impressiona e que vendo as suas fotos... NÃO MUDOU ABSOLUTAMENTE NADA... parece congelado no tempo... legal.

    JOPZ

    ResponderExcluir
  5. É bem perto do meu café favorito em Curitiba. :)

    http://www.flickr.com/photos/wiebe_ben/3481830412/sizes/l/in/photostream/

    ResponderExcluir
  6. Oi Anita! Puxa, obrigado! Legal saber que vc circula por aqui! Temos muito a aprender sobre Curitiba. Eu vou aprendendo um pouco a cada dia.

    Oi Jopz! Pois é, o legal é isso mesmo: nada mudou! Acho reconfortante passar por alguns lugares em Curitiba e ver que nada mudou. Passa uma sensação de que estamos em casa.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ben! Legal a foto. Também gosto desse café, sempre que posso, dou uma paradinha para uma xícara.

    ResponderExcluir
  8. Sorry, I have to switch to English. :)

    I would love a daily paradinha at this café. Sadly, I live too far away. But, I am planning a trip to Curitiba in 2012, so maybe I will see you there.

    ResponderExcluir
  9. opa , gostei de ver que é paranista rsrs

    ResponderExcluir
  10. Isso mesmo Takeuchi, trabalhei junto com o Liberato por vários anos. Por onde anda esse menino?

    ResponderExcluir
  11. Sabe que faz um tempo que não vejo o Liberato. A última vez foi no ano passado numa Paella que o primo dele fez para toda família. Os dois filhos dele estão enormes. Vou perguntar para minha esposa o que ele anda fazendo e lhe conto.

    ResponderExcluir
  12. O Seu Nagib é uma das pessoas mais queridas desta terrinha! O modo como escolhe as frutas faz qualquer indivíduo se sentir mais leve e feliz.

    ResponderExcluir
  13. Quando eu era criança comprava ameixa amarela que era enorme e super saborosa. essa quitanda sempre foi um colírio aos olhos! bem cuidada e o turco cuidava das frutas como se fora seus filhos, aiai se alguém apertasse as frutas e não levasse com certeza figura histórica da linda Curitiba.

    ResponderExcluir
  14. Quando criança, frequentava quase que diariamente a Mercearia do Seu Modesto e Dona Pina! Comia meu doce de amendoim com 7UP e ficávamos conversando com eles sentado no banco que ficava logo abaixo da janela de esquina. Inclusive, jogávamos bulica com Seu Modesto de vez em quando, valendo aposta das bolinhas que dele comprávamos. Era um figura! Saudades e ótimas lembranças!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana seu relato. Não há identificação, poderia me dizer seu nome? Talvez a Dona Pina recorde-se de você. Lembro que eles comentavam das crianças (inclusive a piazada do skate) que faziam lanches por lá.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Meu nome é Herik... morava na Prof. Brandão... meu irmão é Raphael.. tinha o Ari Graciano Júnior e Marco Buka, que moravam na Atilio Borio, filhos do Seu Ari... , Robson Alves, filho do Rubao... o Chico... muitos eram das bicicletas e skate também.. andávamos sempre juntos... deixo meu contato..(41)99912-8711.. caso tenha alguma foto da mercearia e puder nos mandar, seria muito bacana rever imagens... tenho contato com muitas daquelas "criançadas" que sentavam no branquinho de madeira embaixo da janela para comer um "gibi" e tomar uma "teen".... rs... mande nosso grande abraço a Dona Pina, que também proseava muito conosco

      Excluir
    4. Manderei suas lembranças à Dona Pina Herik. Obrigado pelo relato e retorno.

      Excluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas