Quatro Tipuanas da Rua Ébano Pereira.




Em Curitiba são tombados 58 bens pela Coordenadoria do Patrimônio Cultural do Estado do Paraná. Desses 58 bens, 6 são árvores ou grupamento de árvores. Hoje destaco as 4 tipuanas que de igual porte e distribuição, adornam a Praça Santos Dumont e a entrada principal da Secretaria de Estado da Cultura, na Rua Ébano Pereira, 240 - Centro.

As quatro tipuanas, devido aos portes semelhantes, certamente foram plantadas na mesma época. Alguns fatores levam à conclusão de que estas árvores estão longe de atingir seu estágio de decadência vegetativa, já que apresentam incidência normal de epífitas, baixa ocorrência de galhos ocos, alta densidade de brotos foliares jovens nos processos terminais e perfeita floração na primavera.

Falando de Ébano Pereira, esse era natural do Rio de Janeiro. Em 19 de setembro de 1648 foi nomeado, por Duarte Correia Vasqueanes (Administrador Geral das Minas do Sul e Governador e Capitão-Mor do Rio de Janeiro), General da Armada das Canoas de Guerra de toda a costa e mar do sul. Já em Paranaguá, recebeu, por carta, o direito de administrar as minas de ouro e prata descobertas (e por descobrir) da região.
Foi nomeado Provedor das Minas e da Casa de Fundição e a quintagem de ouro na Vila de Paranaguá pelo Capitão Mor Gabriel de Lara, permanecendo nessa função até 1652.
No período que esteve nesta região, desbravou a serra da mata atlântica e é considerado um dos fundadores da cidade de Curitiba, antiga Villa de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

A estátua de Ébano Pereira na Praça Santos Dumont foi executada pelo artista plástico Elvo Benito Damo.

Comentários

  1. Opa, já descansei bastante em minhas horas de almoço ai nos bancos!!!!

    Show teu blog, acompanho sempre, e hoje revirei de ponta a ponta!

    Meus parabéns!

    Queria te dar uma dica, ou perguntar até se vc já fotografou uma casa de madeira, na esquina da 22 de abril com a Prof Brandão ( que sobe pro alto da xv), onde tem/era a malharia santa helena..

    É show de bola!

    um abraço

    ResponderExcluir
  2. Ola! Já havia fotografado essa casa e hoje fiz mais algumas fotos, todas postadas hoje.

    ResponderExcluir
  3. É bom demais ver os registros das árvores da cidade.
    Sou apaixonada por elas (embora tenha uma preferida ... o Guapuruvu que mora ao lado do Guaíra).

    ResponderExcluir
  4. Esse Guapuruvu eu já postei aqui: http://circulandoporcuritiba.blogspot.com/2011/01/51-arvores-imunes-de-corte-de-curitiba_29.html
    É muito bonito mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Essas tipuanas merecem um desenho; você irá ao próximo programa do Croquis Urbanos, Takeuchi? A praça Santos Dumont ficará repleta de desenhistas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas