Cadê o Edifício Asa?



No final do ano passado, recebi um e-mail do Rodrigo, funcionário da APP-Sindicato, que trabalha no Edifício Asa e disse ele que lá encontrou as duas fotos que estou postando hoje, mostrando duas imagens do início da construção do Edifício Asa. O Rodrigo não soube apurar a autoria das fotos, mas como são muito interessantes e históricas, resolvi compartilhar as imagens com vocês, abrindo uma especial exceção em postar somente fotos minhas.
A primeira foto, feita de dentro dos tapumes da obra, podemos ver o quanto a construção ainda estava no início. Vemos tijolos, trabalhadores e máquinas bate-estacas. Nessa foto temos uma bela visão do Edifício Moreira Garcez e fica bam evidente que todos os prédios que hoje existem na Voluntários da Pátria de frente para a Praça Osório ainda não existiam.
A fotografia é algo realmente fascinante pois um instante de tempo é congelado e nesse caso, 60 anos depois podemos lançar um olhar para o passado e observar o que mudou e o que ainda não mudou nessa mesma paisagem.
A segunda foto, creio eu, foi feita a partir da Alameda Dr. Carlos de Carvalho, pois mostra em primeiro plano uma rua, carros estacionados, uma elegante senhora caminhando na calçada. Na foto podemos observar edificações baixas que alinhavam-se com a Rua Voluntários da Pátria, mais atrás um prédio em construção na Rua XV e mais ao fundo ainda, o prédio do Braz Hotel (prédio de 1941).
Agradeço novamente ao Rodrigo pelas fotos. Espero que gostem.

Comentários

  1. Legal... um tunel do tempo com a moça de vestido passando ao lado do tapume e o trabalhador de chapéu e os barris de madeira.

    JOPZ

    JOPZ

    ResponderExcluir
  2. Isso é o que acho mais incrível numa foto! Um momento qualquer na vida de uma pessoa (mesmo um totalmente banal) eternizado!
    Quem será a moça do vestido? Onde andarão esses operários?
    Dá uma sensação de brevidade da vida que só!

    ResponderExcluir
  3. Washis, muito legal esta foto!!!!
    Só que vc já tá ficando velhinho... Tem certeza que não é dos teus arquivos?!!?! kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Pô Rafa! Tentei disfarçar! Não entrega!!!
    Eu fiz a foto enquanto esperava a moça de vestido para irmos ao cinema Odeon (na cinelândia, pertinho do Moreira Garcez) para assistirmos O Crepúsculo dos Deuses (sucesso de 1950). KKK!

    ResponderExcluir
  5. Takeuchi,
    As fotos são demais! E o teu modo de contar (e comentar) as coisas é encantador!
    Muito agradecida por todas as maravilhas compiladas aqui.
    Forte abraço,

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante sabermos da história do Edifício Asa.

    Este edifício possui grandes histórias, quem não conhece em Curitiba o edifício asa?, é ponto de referencia inclusive para aqueles que moram no interior do paraná.

    Entretanto é lamentável, lastimável a atual conjuntura da administração, a situação em que se encontra este querido prédio de grandes histórias.

    Elevadores que mau funcionam, sem segurança com grandes ocorrência de furto e arrombamento, não possuem controle de acesso, ou qualquer outra identificação, o condomínio é caríssimo (dez 2013 -R$ 462,00) e não exite prestação de contas nos boletos de pagamento ( apenas taxa de condomínio).

    Não se sabe sequer quanto é pago de salário ao sindico, que possui familiares empregados ao condomínio, se na politica é inclusive proibido (nepotismo), no edifício asa é permitido.

    Realmente lastimável.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas