Casa Hoffmann


Administrada pela Fundação Cultural de Curitiba, a Casa Hoffmann é a sede do Centro de Estudos do Movimento, que se destina ao estudo e à exploração de novas estéticas do movimento, sendo um local de referência para artistas e outros profissionais com atuação nas áreas de dança, teatro, artes plásticas e educação.

Construída em 1890, a Casa Hoffmann serviu de residência e comércio para a família de imigrantes austríacos do ramo da tecelagem. Com arquitetura eclética, a Casa funcionou até 1974 como o comércio de tecidos e armarinhos.

Depois, o imóvel foi alugado para o Colégio Dezenove de Dezembro, que funcionou ali até 1996. Antes disso, em 1993, a Casa Hoffmann foi desapropriada pela Prefeitura de Curitiba para a sua preservação como unidade histórica.

Logo após a saída do Colégio, o imóvel sofreu um incêndio que poupou apenas a fachada e as paredes externas. A Prefeitura recuperou a edificação. Os trabalhos de restauro encerraram em 2002 e a Casa foi reinaugurada em março de 2003.

Fonte: www.descubracuritiba.com.br

Essa foto foi feita num domingo pela manhã, quando acontece a Feira do Largo da Ordem, que há muito tempo excedeu o Largo e ocupa uma área muito maior. Mas essa, é uma outra história!

Comentários

Postagens mais visitadas