Os imigrantes - Espanhois



A maior onda migratória que o Paraná já recebeu da Espanha ocorreu entre as décadas de 50 e 60. Foram os espanhóis provenientes das regiões de Galicia, Andalucia e Catalunha os que imigraram de forma massiva e se estabeleceram principalmente na cidade de Curitiba e Londrina.

Os espanhóis que se instalaram em Curitiba, se dedicaram ao comércio, à gastronomia, à construção e profissões liberais. Os espanhóis tem muita tradição no trabalho com pedras e granitos. Inúmeros locais de Curitiba tiveram trabalhos importantes realizados com marmoristas espanhóis, como o Palácio do Governo, Biblioteca Pública, tribunal de Contas e o Teatro Guaíra
Fonte: www. centroespanhol.com.br

Gosto muito da Praça da Espanha, pois por ela passei à pé por anos, quando me delocava de casa (Praça Osório) para meu colégio na Angelo Sampaio. Hoje em dia, a frequento mais pelo Fran's Café.

Muitas coisas interessantes estão na região dessa praça: lojas de móveis, lojas de roupas, restaurantes, sorveterias, cafés/chocolaterias e a praça em sí, que recebe aos finais de semana uma feira de antiguidades e lá existe também, um Farol do Saber (Miguel de Cervantes).

Os comerciantes da região, pela diversidade de opções de compra e lazer do local, resolveram criar uma associação e batizaram a região como "Batel SoHo". Acho engraçado o nome porque SoHo significa South of Houston e é um bairro de Nova York famoso por suas lojas e galerias de arte (talvez seja essa a associação desejada). Como lí em algum lugar, "...é coisa de Curitibano."

Comentários

  1. Oi, gostei do blog. Sou espanhola, de Galicia e estou morando em Mato Grosso do Sul. Tenho vontade de mudar de cidade e de estado porque aqui tem pouco trabalho e pouco salario. Que posibilidades de trabalho tem Curitiba?, podes dar alguma dica?
    elena_ro_mar@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liziane. Obrigado pela visita ao blog. Qual seria o seu campo de atuação profissional?

      Excluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas