segunda-feira, 15 de junho de 2009

Descendo a serra de trem - Parte 5



O esforço e ousadia de trabalhadores braçais, engenheiros e outros profissionais resultou numa das mais ousadas obras da engenharia mundial. Depois de cinco anos, a ferrovia foi inaugurada em 02 de fevereiro de 1885. Participaram da primeira viagem engenheiros, autoridades federais e locais, jornalistas e outros.

Usina Marumbi
Vista do alto da serra, parece um grande barracão no meio da floresta. O acesso é fácil pela estrada das Prainhas, a poucos metros da entrada do Caminho do Itupava.
Iniciada em 1954 pela ferrovia, com o objetivo de abastecer locomotivas elétricas no trecho Paranaguá - Ponta Grossa e após inúmeros entraves burocráticos e econômicos, foi terminada apenas em 1961, passando a fazer parte do sistema integrado da Copel e fornecendo energia para o porto e todo o litoral.
Fonte: http://itupava.altamontanha.com/usina.asp

Se dividirmos a foto acima em quatro, mais ou menos no meio do quadrante inferior direito, você verá a Usina, o que dá a dimensão da natureza que se pode observar da janela do trem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.