Os imigrantes - Alemães


Em 1828, o veleiro alemão Charlote Louise trouxe os primeiros imigrantes alemães ao Brasil. Eles fundaram a colônia de Rio Negro no Paraná.

Em Curitiba, os imigrantes alemães começaram a chegar em maior número, a partir de 1833, e influenciaram fortemente a cultura e a economia local. Muitos casarões, alguns ainda existentes no bairro de São Francisco, foram construídos por alemães. Para preservar a cultura germânica, os imigrantes organizaram-se em sociedades teuto-brasileiras, como o Clube Concórdia, Clube Rio Branco, Duque de Caxias, Clube Thalia e o Graciosa Country Club.

Entretanto, a maioria dos imigrantes alemães chegou ao Brasil após a Primeira Guerra Mundial, nos anos 1920.

O Bosque do Alemão é um Memorial em homenagem aos imigrantes alemães que vieram à Curitiba. Foi inaugurado em 1996 e possui 38.000 m² repletos de atrações. Reverenciando a cultura alemã, a réplica de uma antiga Igreja Presbiteriana foi utilizada para instalar o Oratório Bach.

Outra atração do Bosque é a torre dos Filósofos e seu mirante de 20 metros, que proporciona uma vista panorâmica de Curitiba. Descendo a Torre, está a Trilha de João e Maria, que corta um bosque de mata nativa e, durante seu caminho, o conto dos irmãos Grimm é reproduzido. Os versos da história são pintados em azulejos ao longo do percurso. A Casa da Bruxa também está no Bosque, chamada de Casa Encantada, possui uma biblioteca de contos infantis.

No Bosque do Alemão encontra-se também a Praça da Cultura Germânica, onde há um palco ao ar livre, destinado a apresentação artísticas. O portal é uma reconstrução da frente da Casa Mila, construída no começo do século XX e um dos principias exemplos da arquitetura da imigração alemã. Somente a sacada de ferro é original.
Fonte: www.curitiba-parana.net

Comentários

  1. Boa tarde!

    Eu Marcelo de Lara, 38 anos, casado, nascido em Castro - Pr., tenho um blog, castrotur.blogspot.com , gosto muito da cultura alemã e tenho posta lá informações da cultura,

    língua e imigração dos alemães para o Brasil.

    Falo algumas palavras em alemão, por ter trabalhado 12 anos como uma descendente. Antes disso já tinha o interesse pela cultura e língua do povo alemão.

    Tenho a lhes dizer que recebi antes de ontem um e-mail interessante diretamente da Alemanha, através de meu Blog com um pedido de ajuda, verifique por gentileza abaixo:

    Werter Herr Lara,
    danke für Antwort und infos. Ich habe mich gefreut!
    ich suche Informationen zu folgender Familie und Person in Brasilien, bitte helfen.
    Alfredo Maximilio Mundt
    born: 1905.10.16 in Curitiba/Brazil
    Die Familie reiste dann um etwa 1911 zurück nach Deutschland.
    Maximilio reiste dann um 1925 oder 1927 wieder zurück nach Brasilien und wurde hier Zauberkünstler und Illusionist "Alfredo Cantarelli".
    Er heiratete um 1927 oder 1928 in Brasilien seine Frau "Donna Iracema" / Iracema Mundt
    Können Sie mir bitte helfen oder mir mitteilen wo ich Infos erhalten kann oder Dokumente einsehen kann wie Geburtsdokument oder Stammbaumdaten oder Kirchenbücher?

    Jens-Uwe Günzel



    A pessoa que pediu esta busca é Jens-Uwe Günzel, procura informações de seus familiares que migraram para o Brasil, e pediu-me para entrar em contato com historiadores e pesquisadores do

    país, para buscar informações dos mesmos.

    Se você tiver algo que possa ajudar relacionado a pessoa, Alfredo Maximilio Mundt born: 1905.10.16 ou a família Mundt para que possamos fazer o encontro dos familiares, ou até mesmo

    se você puder me passar site ou pessoas que possam ajudar a encontrar notícias, desde já agradeço.

    Att

    Marcelo de Lara - Tecnólogo em Processos Gerenciais - fone 42 91161860 (operadora VIVO)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo. Não sei se recebeu meu email, mas achei esse site sobre a pessoa que está sendo procurada: http://alfredo-cantarelli.jimdo.com/biographie/

      Excluir
  2. Marcelo pelo que meu Pai contava esse é meu tio ele era uma grande ilusionista. o meu vó por parte de pai se chamaba otto mundt e a esposa martha mundt

    ResponderExcluir
  3. Marcelo pelo que meu Pai contava esse é meu tio ele era uma grande ilusionista. o meu vó por parte de pai se chamaba otto mundt e a esposa martha mundt

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas