Praça Zacarias






Local conhecido como Largo da Ponte, estrategicamente situado no começo da rua da Entrada (atual Emiliano Perneta), onde se iniciava a rua do Comércio (Mal. Deodoro) e a Rua Ratcliff (Des. Westphalen).

Tinha esse nome pois ao nível da praça, fora construída uma ponte de tábuas largas, desde a rua Dr. Muricy até onde termina a trav. Oliveira Belo, sobre o então caudaloso rio Ivo. A ponte cobria o trecho que viera durante algum tempo abrigar o Mercado Municipal, período em que também era conhecido como largo do Mercado, denominação que não durou muito, pois o mercado foi transferido para a atual praça Generoso Marques.

Com o tempo, o rio Ivo passou a exalar mau cheiro, determinando a sua canalização e assim, a ponte deixou de existir. O largo foi calçado, recebeu jardinamento e um belo chafariz, construído na década de 1870, que servia para coleta de água pelos escravos ou agregados de famílias abastadas, que não dependiam do aguadeiro (ou pipeiro).

O chafariz, que coletava a água do campo da Cruz das Almas (onde é hoje a praça Rui Barbosa), foi proposta do engenheiro Antonio Rebouças Filho, na época ocupado pelos estudos do projeto da ferrovia Curitiba-Paranaguá (ele e seu irmão, homenageados hoje na cidade pela rua Engenheiros Rebouças). Os tubos vieram do Rio de Janeiro, as torneiras vieram da Europa e o poste sextavado fora feito por um artífice brasileiro. A obra foi concluída em 08 de setembro de 1871.

O chafariz do largo da Ponte foi um marco na história da cidade, representando uma melhoria de vida para a população, atingindo todas as classes sociais, permitindo até, o barateamento dos serviços dos aguadeiros.

O local passou a ser chamado largo do Chafariz, até receber o seu nome atual, praça Zacarias, em homenagem ao primeiro presidente da provincia independente de Curitiba, empossado em 19 de dezembro de 1853, Zacarias de Góes e Vasconcellos.

O chafariz continua no mesmo lugar, funcionando como pode ser visto nas fotos, mas hoje apenas para fins estéticos.

Nas placas fixadas pouco acima das torneiras, lê-se a inscrição: Engenheiro Antonio Rebouças.

Fonte: Livro "Ruas e histórias de Curitiba" de Valério Hoerner Júnior. Editora Artes e Textos. Curitiba, 2002

Comentários

  1. Foto do chafariz da Praça Zacarias, ajudou no modelo 3D para Google Earth.

    ResponderExcluir
  2. Takeuchi, hoje minha namorada me apontou uma cena inusitada na praça Zacarias. Trata-se de uma misteriosa escultura de uma águia de duas cabeças. A escultura está localizada entre dois edifícios, logo supõe-se que ela estava lá antes dos dois serem construídos, pois imaginamos que não faz sentido a águia dirigir sua cabeça para as paredes. Você conseguirá localiza-la se mirar seu olhar para o alto da ótica "Ponto de Visão". Logo que vi, imaginei que talvez você tivesse capturado a cena, no entanto vejo que ela passou despercebida, como deve passar para muitos dos que por ali transitam.

    ResponderExcluir
  3. Oi Pitera. Realmente não me lembro dessa escultura e olha que já passei muitas e muitas vezes por essa praça. Havia até um banco onde há muito tempo era parada obrigatória nos meus passeios pela cidade. Vou procurar com certeza.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas