Shopping Curitiba - Antigo Quartel do Exército



O imóvel que abriga hoje o Shopping Curitiba está intimamente ligado à história da cidade. O local foi por muito tempo a sede do Comando da 5ª Região Militar do Exército Brasileiro.

Projetado em 1886, pelo engenheiro Francisco Monteiro Tourinho, o lugar ganhou grande importância e destaque na paisagem da pequena província que era Curitiba. Na época, a cidade estava longe de ter os contornos da grande metrópole de hoje. Na frente da Rua Brigadeiro Franco existia um grande descampado e seu entorno haviam apenas pequenas propriedades e chácaras.

A construção seguia os parâmetros do estilo militar do início do século 20. Com linhas retas e alguns detalhes em semi-arcos, principalmente nas janelas que se tornaram grandes aberturas para manter a iluminação. Na fachada o destaque era o mastro para bandeira, o brasão e o gradil da sacada, mantidos até hoje em sua forma original. O detalhamento das estruturas principais sempre foi caracterizado apenas com cores diferentes.

A modificação mais marcante nessa estrutura aconteceu na década de 40, com o crescimento da cidade e o plano de urbanização de Curitiba. O campo em frente ao quartel recebeu uma escavação. Foi nessa época que o imóvel recebeu a grande escadaria e os dois acessos que são mantidos até hoje como elementos decorativos. Por suas característica e importância histórica o quartel se transformou em uma unidade de interesse de preservação do município.

No final de 1989 o imóvel foi vendido pelo Exército Brasileiro para se transformar, em 1996, no que é o Shopping Curitiba (inaugurado em 25 de setembro de 1996).

Fonte: Wikipedia

Comentários

  1. Tenho uma foto do quartel de 1906 gostaria de envia-la para voce, veja no fotolog http://fotolog.terra.com.br/ilbrasile
    mande seu contato que a envio.
    Luiz Francisco

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiz! Que bacana. Meu e-mail é wctakeuchi@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Se não estivermos enganados, a negociação do imóvel teve como contrapartida a construção do novo Quartel no Pinheirinho. O imóvel só foi liberado após a mudança do pessoal e equipamentos para o novo local. A confirmar ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Em meados dos anos 1970, o quartel da Praça Rui Barbos foi trocado pela construção do novo Quartel General no Pinheirinho. - - Acho que o Quartel do CPOR e 5º B Log foi negociado bem depois e deve ter envolvido outras obras na na troca!

      Excluir
  4. Meu falecido pai serviu neste quartel. Ele contava muitas histórias.

    ResponderExcluir
  5. Eu servir nesse quartel em 1987 a 1988

    ResponderExcluir
  6. Meu avô paterno, Gal. João da Silva Rebello, foi comandante deste quartel por muitos anos entre as décadas de 40 e 50. Gostaria de saber mais sobre a sua história. Fotos, documentos, relatos, etc. Grato a qqr que se disponha. mrebello2@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. - Não creio que esse quartel da Praça Osvaldo Cruz tenha sido sede do Comando da 5ª RM/DE.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas