UGC - União dos Gakusseis de Curitiba


A UGC – União dos Gakusseis (livre adaptação para o “português” da palavra japonesa “Gakussei” ou estudante) de Curitiba é uma entidade sem fins lucrativos, formada por acadêmicos de todas as áreas e estudantes secundaristas, de cunho social, filantrópico, assistencial e esportivo.

O pós-guerra em Curitiba não foi uma época fácil para os estudantes descendentes de japoneses, que foram em sua maioria, enviados pelos pais para a Capital a fim de cursar uma faculdade. O isolamento e a natural segregação que sofriam, contribuíram para idealizar uma entidade que pudesse abrigar a todos e ajudar na sua integração com a sociedade.

Dentro desse espírito, no dia 18 de setembro de 1949 foi fundada essa entidade, porém somente em 16 de abril de 1050 é que dentre várias sugestões, a do Sr. Kozo Kassai (União dos Gakusseis de Curitiba – UGC) foi a escolhida para batizar a entidade.

Devido à crescente quantidade de adesões, uma sede própria mostrou-se necessária e assim, de forma provisória, a República Baitaca (na R. Des. Westphalen) serviu a esse propósito em 01/11/1950, quando seu estatuto foi regulamentado e dias depois, Yoshikiti Kanashiro foi eleito presidente da UGC.

A demanda por mais espaço determinou que sua sede fosse transferida para a república Pentágono em 15/05/1952, na Pra Rui Barbosa.

Na época, a Sra. Hatsume Nakahata era a madrinha da República Pentágono (algo comum na época) e por extensão, passou também a ser considerada a Madrinha da UGC, título que a acompanhou por toda a sua vida. Sua casa (na Rua Barão de Antonina) sempre esteve aberta aos Ugecenses e gerações deles a freqüentaram, tanto pelo carinho que todos tinham pela madrinha, como pelos quitutes que invariavelmente surgiam na mesa. A madrinha veio a falecer em 09/04/2002, abrindo uma lacuna que não tem possibilidade de ser preenchida, pois ela era o elo que unia todas as gerações de Ugecenses. Uma praça no Bacacheri leva seu nome.

Em junho de 1955, foi realizada a primeira excursão de caráter científico ao norte do Paraná, sob a coordenação do então acadêmico de medicina Toshio Igarashi, com oito integrantes do curso de Medicina. Essa iniciativa consolidou-se e as Caravanas Científico-Culturais passaram a ser freqüentes e desde 1973, passaram a ser realizadas duas vezes por ano (durante as férias escolares), ampliando sua atuação para todas as áreas, prestando assistência gratuita para a população das cidades que abrigaram as caravanas. Reza a lenda que o Projeto Rondon foi inspirado pela caravana da UGC.

A sede da UGC mudou de endereço outras duas vezes (Alameda Cabral e Dr. Muricy), até que em 02/10/1065 foi lançada a campanha pró-sede própria, resultando na compra da atual sede na Rua Marechal Deodoro, 1418, inaugurada em 05/06/1966. A sede foi ampliada, inaugurando em 01/10/1977 o Salão Américo Sato (onde os famosos bailes eram e imagino, são realizados). E em 1988, a última grande reforma integra ambas as edificações.

Freqüentei a UGC no período de 1983 a 1989, participando de sete caravanas. Na administração da entidade, foi tesoureiro por duas gestões e diretor da engenharia. Estive à frente da organização da Primeira e Segunda Mostra de Artes Plásticas da UGC (uma tentativa de repaginar o Salão de Artes Plásticas, que acontecia na forma de concurso). Lá aprendi grandes lições, fiz grandes amigos e conheci meu grande amor.

É enfim, um lugar especial que merece e deve ser preservado pelos atuais Gakusseis, pelo que representou na vida de milhares de pessoas e porque não, na história da imigração japonesa no Paraná!

Grande parte das informações aqui contidas foi extraída do livro comemorativo dos 50 anos da entidade “A Força de um Ideal”, editado em 1999.

Em 18 de setembro de 2009, a UGC irá comemorar os seus 60 anos.

Comentários

  1. Olá!!!
    Estava dando uma olhada na internet pra ver o q se tem falando da UGC =]
    O pessoal te envia de convite dos eventos??? Tem contato com alguém da UGC?
    Eu, junto a mais um ugcense organizamos os 60 anos, mas infelizmente devido a correria não conseguimos avisar muitas pessoas.
    Ayumi Koga - Presidente Gestão 2010/2011
    www.ugc.org.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Ayumi. Desculpe a demora, mas nem volto nos posts antigos. Nunca recebi convites da UGC. Se desejarem me contatar, meu e-mail é wctakeuchi@gmail.com
    Tenho sim contato com outros ex-UGC.

    ResponderExcluir
  3. FUI MEMBRO DA UGL (UNIÃO DOS GAKUSSEIS DE LONDRINA) E PARTICIPEI DE UMA GINCANA COM A UGC, EM 1966. GOSTARIA DE ENVIAR FOTO DO EVENTO. MAS, É IMPOSSÍVEL NESTE "SITE". COMO PODERIA FAZÊ-LO ? GRATO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas