Arquitetura de fachada - União Juventus



Uma coisa que particularmente me desagrada é a desfiguração da paisagem urbana e histórica de uma cidade, para dar espaço à prédios "modernos" e mais funcionais.

Curitiba tem relativo cuidado com seus prédios históricos, sendo comum vermos exemplos de restauração, principalmente no centro da cidade (o restauro do Paço da Liberdade é um desses exemplos).

Apesar disso, exemplos dessa desfiguração podem ser vistos na cidade (mostrarei dois exemplos nesse e no próximo post).

A Sociedade União Juventus, clube com mais de 110 anos de idade fundado por imigrantes Poloneses e com grande tradição esportiva e folclórica, por anos teve sua sede social no centro de Curitiba (na Alameda Dr. Carlos de Carvalho).

Não sei a razão do clube ter se desfeito desse prédio (talvez o mesmo motivo pelo qual promoveu a permuta da sede esportiva no Batel por sua nova sede no Mossunguê e suas dívidas), mas o fato é que em seu lugar, um prédio comercial foi construído, sendo preservada da antiga sede apenas a fachada (bidimensionalmente falando), nada mais.

Se um dia, o clube desaparecer, perderemos parte da memória da imigração polonesa em Curitiba e nem o prédio que abrigou o clube por tanto tempo terá sobrado para contar essa história.

Comentários

  1. Olá,

    Assim como você adotei Curitiba como minha cidade natal e atualmente moro em Barcelona. Sinto tanta saudade da terrinha que imagina a alegria que senti quando encontrei o teu blog!

    Concordo contigo que preservar somente a fachada de um edifício tão lindo e com tanta história é muito triste. Pena que esses edifícios comerciais estejam tomando conta do centro de Curitiba.

    Parabéns pelo blog, voltarei e muito por aqui.

    Vanessa

    ResponderExcluir
  2. OI Vanessa! Seja sempre bem vinda!
    Barcelona! Nossa!! Deve ser muito linda. Gaudi! Sagrada Família!
    Tem nevado muito por aí?
    Obrigado pela sua visita.

    ResponderExcluir
  3. Se não me engano a sede do Juventus pegou fogo da década de 90.
    A uma quadra ficava a sede do Clube Rio Branco e que foi vendida. No antigo estacionamento foi construído a sede do TRT e a antiga sede foi totalmente reformada.

    ResponderExcluir
  4. Por coincidência as duas sedes da Sociedade União Juventus pegaram fogo.

    ResponderExcluir
  5. Em
    maio de 2006 um incêndio de grandes proporções na sede esportiva da Sociedade União Juventus
    O fogo atingiu uma área de 600 metros quadrados de um prédio onde ficavam a administração da unidade, o arquivo, uma lanchonete e o ginásio de esportes. O incêndio consumiu 60% da edificação

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas