Descendo a serra de trem - Parte 6




Em seus cento e dez quilômetros de extensão, a ferrovia guarda centenas de obras de arte da engenharia: são 14 túneis, 30 pontes e inúmeros viadutos de grande vão. Destacam-se a Ponte São João, com 55 metros de altura, e o Viaduto Carvalho, ligado ao Túnel do Rochedo, assentado sobre cinco pilares de alvenaria na encosta da rocha - a passagem por esse trecho provoca a sensação de uma viagem pelo ar, como se o trem estivesse flutuando. Foi a primeira obra com essas características a ser construída no mundo.

Conjunto Marumbi
Trata-se de um majestoso e desafiador conjunto com oito montanhas principais dominadas pelo Olimpo, com 1539 metros de altura que no decorrer dos séculos sempre aguçou o imaginário dos viajantes. Os índios o batizaram de Guarumby, a montanha azul e a superstição popular encarregou-se de cercá-lo com lendas e crendices.

O destino reservou ao Marumbi a honra de inaugurar a escalada esportiva no Brasil quando quatro paranaenses organizaram uma expedição com o único objetivo de vencer as dificuldades da escalada e desfrutar o prazer de ver o mundo lá de cima. No dia 21 de agosto de 1879, vindos pelo Caminho do Itupava, o farmacêutico Joaquim Olimpio de Miranda, Bento Manuel Leão, Antonio Silva e Joaquim Messias alcançaram o cume do que se acreditava ser a maior montanha do Paraná e repetiram a façanha nos anos seguintes até que isto veio a se tornar verdadeira mania regional.

Hoje o Marumbi é servido por uma bem marcada rede de trilhas que dá acesso a todas as montanhas do conjunto com variados graus de dificuldade, muitas vias de escalada técnica mapeadas e uma boa infraestrura na base composta por camping, bar, museu e um agrupamento de socorro.
Fonte: www.altamontanha.com

Comentários

  1. wow, what a stunning landscape.
    For some reason, I like the lowest image...the slightly overgrown train tracks. Looks like people haven't been there in a while.

    ResponderExcluir
  2. Thank you Kitty,

    I was in the back of the train when I took this picture and I felt pretty like you said. It looks like the time has stopped in that place.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas