Biblioteca Pública do Paraná







Há anos eu não visitava a Biblioteca Pública do Paraná, um lugar que frequentava na época em que morava no Centro. Fui há poucas semanas à BPP para ver a exposição das fotos do Nego Miranda e aproveitei para dar uma circulada pelo local, fazendo algumas fotos que compartilho hoje com vocês.


A BPP é uma das maiores bibliotecas públicas do Brasil. O acervo reúne cerca de 400 mil livros, além de periódicos, fotografias, mapas, cartazes e materiais de multimeios e multimídia. É um órgão de regime especial subordinado à Secretaria de Estado da Cultura, que ocupa área de 8.529 metros quadrados e é uma das bibliotecas públicas mais frequentadas do país, atendendo em média 3 mil usuários/dia e cerca de 2 mil empréstimos diários de livros. Os serviços oferecidos pela Biblioteca Pública do Paraná baseiam-se na igualdade de acesso em todas as faixas etárias com produtos adequados às suas necessidades.
A Biblioteca foi criada pelo vice-presidente da província José Antônio Vaz de Carvalhares, em 7 de março de 1857, no Lyceu de Coritiba. A princípio a proposta era formar pequeno acervo com “obras mais convenientes aos estudos das matérias ensinadas no Lyceu”. Porém, se transformou no organismo vivo e atuante que promove o encontro do povo com o universo do conhecimento, se readequando às mudanças e aos avanços tecnológicos. Mas, para alcançar esse nível de evolução, a BPP percorreu longo caminho, enfrentando dificuldades, passando por reformulações e 12 sedes até o novo prédio ser inaugurado em 19 de dezembro de 1954.
O governador Bento Munhoz da Rocha Neto construiu a sede própria no local onde funciona até hoje. O projeto é de Romeu P. Costa, convidado a elaborar o projeto porque venceu, pouco antes, concurso público para construção da Biblioteca Pública de Curitiba. O projeto não saiu do papel, mas o qualificou, aos 26 anos, a projetar a Biblioteca Pública do Paraná.
O prédio foi tombado como Patrimônio Cultural em 18 de dezembro de 2003, dentro da programação alusiva ao sesquicentenário da emancipação política do Paraná. Os acréscimos culturais e tecnológicos ao longo dos anos fazem da Biblioteca Pública do Paraná uma das maiores unidades públicas de conhecimento do país. Os serviços oferecidos se baseiam na igualdade de acesso a todos.
Segundo arquiteto Irã Taborda Dudeque, a Biblioteca Pública do Paraná, o Teatro Guaíra, a Praça Dezenove de Dezembro, o Centro Cívico e o Colégio Tiradentes formam o mais importante conjunto arquitetônico da história do Paraná.
Fonte: http://www.bpp.pr.gov.br/

Comentários

  1. A Biblioteca Pública do Paraná é reconhecidamente um espaço de cultura exemplar; sou usuária regular e do acervo da Biblioteca tenho obtido enorme contribuição, Takeuchi.

    Se algum dia puder visitar a Seção de Restauro ou de Obras Raras, tenho absoluta certeza de que ficará impressionado com as lições lá encontradas. Sugiro que agende outra visita, se possível.

    As fotos estão bonitas e impressionm pelo panorama que deixam entrever; parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Amo demais a Biblioteca Pública do Paraná! Quando estava cursando o Ensino Fundamental no Colégio Estadual Santa Felicidade (Safel) eu frequentava muito! Meu sonho era estagiar lá... O que não acabou acontecendo infelizmente! Mas meu namorado estagiou quando estava na faculdade, e conta muiiitas histórias incríveis... Ele sempre fala, que a biblioteca é um lugar mágico... E que quem trabalha lá sempre tem alguma história maluca para contar! Por exemplo, quantas pessoas sabem que um cara morreu dentro do banheiro da biblioteca? Ou que alguns tipos estranhos frequentam o lugar todos os dias, com pesquisas gigantescas sobre alienígenas... Entre outras tantas... Enfim! Apaixonante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que belas e curiosas historias a BPP teria para nos contar. Será que algum dia um livro contara essas histórias?

      Excluir
  3. Muito bacana esse post sobre a BPP. Eles permitem que o interior da biblioteca seja fotografado numa boa, ou precisa de autorização? Gostaria de convidá-lo a conhecer as bibliotecas do lado "de cá" de Curitiba, dá uma olhada. Abraços e vida longa ao blog.

    http://bibliotecasdobrasil.blogspot.com.br/2013/01/as-bibliotecas-do-lado-de-ca-de-curitiba.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani. Vou dar uma conferida nas bibliotecas desse lado aí! Quanto as fotos, não solicitei autorização, mas não fui abordado pela segurança.

      Excluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas