Bronze de João Turin


Esse pequeno bronze de João Turin está fixado no pedestal onde repousa um busto de bronze da Professora Julia Wanderley na Praça Santos Andrade. No bronze vemos crianças com livros nas mãos, provavelmente representando os alunos da professora. Um colega observou que algumas crianças estão descalças, imaginando que representam crianças de origem humilde.
Assim como o busto da professora Julia Wanderley, todos os outros bustos e estátuas da Praça Santos Andrade estão voltados para o prédio da UFPR, em sinal de reverência à cultura paranaense.


João Turin foi um pintor e escultor nascido em Morretes, considerado o precursor da escultura no Paraná. Na tentativa de estabelecer um estilo característico para a arte paranaense, cria, com Frederico Lange, mais conhecido como Lange de Morretes, e Zaco Paraná, o movimento denominado "paranismo", caracterizado pelo uso de motivos típicos do estado do Paraná, em arquitetura, pintura, escultura e grafismos, tais como as árvores, folhas e o pinhão. Muito de seu trabalho está exposto na Casa João Turin no Centro Histórico.


Comentários

  1. Washington, nasci em Curitiba, vivi meus 39 anos de vida nesta cidade, mas sempre que venho no seu blog sou surpreendido com informações e fotos fantásticas. Eu que já viajei pelo mundo, da Argentina até a China, fico desconcertado de saber quão pouco sei sobre nossa cidade! Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Alexandre. Acho que todos sabemos pouco sobre a nossa cidade, infelizmente a história de Curitiba eh muito pouco explorada. Espero que volte sempre.
    Abraco.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela sua sensibilidade , já havia visto o busto da professora mas não havia percebido de tais detalhes.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas