O MuMA está de volta






Depois da reforma, Centro Cultural Portão reabre com nome “Portão Cultural”.

O maior centro cultural de Curitiba foi reaberto no dia 29/06, às 19h, com uma intensa programação de música, literatura, teatro infanto-juvenil, exposições, exibição de filmes, arte digital, entre outras atrações que agora passam a movimentar a região do bairro Portão. O antigo Centro Cultural Portão, que agora recebe o nome de Portão Cultural, será devolvido aos curitibanos totalmente revitalizado, depois de uma grande reforma que começou em 2008.

A Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba finalizaram a obra de recuperação desse complexo arquitetônico de 5 mil metros quadrados, que abriga espaços importantes na história cultural da cidade – o Museu Municipal de Arte (MuMA), o Cine Guarani e o Auditório Antônio Carlos Kraide. Com a revitalização, a antiga biblioteca transforma-se em Casa da Leitura Wilson Bueno e o espaço ganha um Centro de Arte Digital, além de espaço de convivência, salas para cursos e projetos de ação educativa.

O Portão Cultural terá como foco, em todas as suas ações, o viés educativo, daí a ênfase em cursos, oficinas e workshops, além da presença de uma equipe de ação educativa para receber alunos e visitantes. Mesmo assim, há espaço para iniciativas que envolvem toda a comunidade, que poderá aproveitar as visitas monitoradas às exposições do MuMA, os cursos, as oficinas e inúmeras outras atrações culturais gratuitas ou com ingressos a preços acessíveis. “Queremos que o público volte a movimentar o Portão Cultural, que a comunidade se aproprie e aproveite ao máximo esse espaço de arte e cultura”, diz a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Roberta Storelli.

Endereço do Portão Cultural: Avenida República Argentina, 3430 (em frente ao terminal do Portão).

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Comentários

  1. opaz, a cidade toda ganha e como morro perto tá facil de conferir... super dika!

    JOPZ

    ResponderExcluir
  2. O pessoal que trabalha lá esta super afim de apoiar e ajudar quem for ao local. Para que ele se justifique eh importante que a comunidade abrace esse lugar e usufrua ao máximo tudo de excelente que ele tem para oferecer.

    ResponderExcluir
  3. Parece que ficou bem interessante, Takeuchi; qualquer dia, passarei por lá. Não faz muito tempo... era um triste local abandonado. Obrigada pelo aviso.

    ResponderExcluir
  4. O lugar é mesmo incrível! Estive em Curitiba recentemente e fui ao Cine Guarani assistir a um documentário sobre arquitetura moderna curitibana, muito bom por sinal. Foi uma bela surpresa a descoberta do Portão Cultural!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba! Documentário sobre arquitetura moderna em Curitiba?? Preciso ver isso!

      Excluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas