sexta-feira, 20 de julho de 2012

Capela Imaculada Conceição


Quem circula pela região da Avenida Água Verde na esquina com a Avenida República Argentina, deve conhecer uma minúscula capela num terreno incrustado entre prédios, numa das regiões mais valorizadas de Curitiba. Esta é chamada de Capela Imaculada Conceição. 
Graças ao Marcelo, leitor desse blog, consegui algumas informações sobre a capela.
Segundo o Boletim Informativo da Casa Romário Martins no. 68 de Nov/1982, o casal Luiz e Anna Moletta construíram a capelinha em 1879, a qual foi reconstruída por Sebastião e Maria Moletta em 1891. O Alargamento da Av. República Argentina provocou um nova reconstrução que manteve suas características originais. O anexo existente hoje é posterior a esta última reconstrução.

11 comentários:

  1. Jamais vi a capelinha, Takeuchi. No próximo final de semana quero passar por lá. É um achado, prezado blogueiro. Grande circulada você faz por Curitiba.

    Quero ressaltar a beleza da sua foto aí no cabeçalho ou testeira do blog; imaginei até a sensação de friagem, mas olhar as aves tão garbosas é um espetáculo.

    Dica- Ontem, passei pelo Supermercado Pão de Açúcar, ali na Martim Afonso e sabe o que encontrei na parede da seção de legumes e frutas? Uma miniatura de casa de madeira com lambrequins e tudo. Você bem poderia ir lá fazer uma foto. Ceio que eles não se incomodariam; fiz uma com o celular, mas a resolução não é lá grande coisa. Se puder, vá lá e fotografe a belezinha, meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Professora. De fato a foto do cabeçalho passa bem a sensação que estamos tendo no momento.

    ResponderExcluir
  3. Nós morávamos ali perto... nunca tive a oportunidade de fotografar a Capelinha. Muito lindinha. Posso usar a foto no meu álbum do FB (com autoria)?
    Beijokas.

    ResponderExcluir
  4. Washington, no seu livro sobre o bairro da Água Verde, o "urbenauta" Eduardo Fenianos relata que a capelinha foi construída por uma família local devido à uma graça recebida.

    ResponderExcluir
  5. Washington. Cometi um erro. O livro do Eduardo Fenianos traz apenas uma foto da capelinha. A informação mais precisa vem do Boletim Informativo da Casa Romário Martins no. 68 de Nov/1982. Este boletim relata que o casal Luiz e Anna Moletta construíram a capelinha em 1879, a qual foi reconstruída por Sebastião e Maria Moletta em 1891. O Alargamento da Av. República Argentina provocou um nova reconstrução que manteve suas características originais. O anexo existente hoje é posterior a esta última reconstrução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo! Muito obrigado pelas informações, vou colocar no corpo principal do post. Um abraço.

      Excluir
  6. O casal Luigi Moletta e Anna Bordignon, os idealizadores e construtores da capelinha, são avós de 6a. geração do meu filho Lucas! ;)

    Para quem se interessa pela história, recomendo o livro da Susete Moletta 'Da Itália para o Brasil: o casal da capelinha da Água Verde'. Excelente livro sobre a história da capelinha e das famílias Moletta e Bordignon. Tem um exemplar lá na Biblioteca Pública do PR.

    ResponderExcluir

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.