sexta-feira, 20 de julho de 2012

Capela Imaculada Conceição


Quem circula pela região da Avenida Água Verde na esquina com a Avenida República Argentina, deve conhecer uma minúscula capela num terreno incrustado entre prédios, numa das regiões mais valorizadas de Curitiba. Esta é chamada de Capela Imaculada Conceição. 
Graças ao Marcelo, leitor desse blog, consegui algumas informações sobre a capela.
Segundo o Boletim Informativo da Casa Romário Martins no. 68 de Nov/1982, o casal Luiz e Anna Moletta construíram a capelinha em 1879, a qual foi reconstruída por Sebastião e Maria Moletta em 1891. O Alargamento da Av. República Argentina provocou um nova reconstrução que manteve suas características originais. O anexo existente hoje é posterior a esta última reconstrução.

11 comentários:

  1. Jamais vi a capelinha, Takeuchi. No próximo final de semana quero passar por lá. É um achado, prezado blogueiro. Grande circulada você faz por Curitiba.

    Quero ressaltar a beleza da sua foto aí no cabeçalho ou testeira do blog; imaginei até a sensação de friagem, mas olhar as aves tão garbosas é um espetáculo.

    Dica- Ontem, passei pelo Supermercado Pão de Açúcar, ali na Martim Afonso e sabe o que encontrei na parede da seção de legumes e frutas? Uma miniatura de casa de madeira com lambrequins e tudo. Você bem poderia ir lá fazer uma foto. Ceio que eles não se incomodariam; fiz uma com o celular, mas a resolução não é lá grande coisa. Se puder, vá lá e fotografe a belezinha, meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Professora. De fato a foto do cabeçalho passa bem a sensação que estamos tendo no momento.

    ResponderExcluir
  3. Nós morávamos ali perto... nunca tive a oportunidade de fotografar a Capelinha. Muito lindinha. Posso usar a foto no meu álbum do FB (com autoria)?
    Beijokas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marilia. Pode usar sim, sem problemas. Abraço.

      Excluir
    2. Valeu. Já publiquei no FB. Beijos.

      Excluir
  4. Washington, no seu livro sobre o bairro da Água Verde, o "urbenauta" Eduardo Fenianos relata que a capelinha foi construída por uma família local devido à uma graça recebida.

    ResponderExcluir
  5. Washington. Cometi um erro. O livro do Eduardo Fenianos traz apenas uma foto da capelinha. A informação mais precisa vem do Boletim Informativo da Casa Romário Martins no. 68 de Nov/1982. Este boletim relata que o casal Luiz e Anna Moletta construíram a capelinha em 1879, a qual foi reconstruída por Sebastião e Maria Moletta em 1891. O Alargamento da Av. República Argentina provocou um nova reconstrução que manteve suas características originais. O anexo existente hoje é posterior a esta última reconstrução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo! Muito obrigado pelas informações, vou colocar no corpo principal do post. Um abraço.

      Excluir
  6. O casal Luigi Moletta e Anna Bordignon, os idealizadores e construtores da capelinha, são avós de 6a. geração do meu filho Lucas! ;)

    Para quem se interessa pela história, recomendo o livro da Susete Moletta 'Da Itália para o Brasil: o casal da capelinha da Água Verde'. Excelente livro sobre a história da capelinha e das famílias Moletta e Bordignon. Tem um exemplar lá na Biblioteca Pública do PR.

    ResponderExcluir

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.