Bustos e Estátuas de Curitiba - Barão do Serro Azul



Oficialmente, vou começar hoje uma nova série de postagens: Bustos e Estátuas de Curitiba. Digo oficialmente porque já havia feito três postagens com essa temática focando a Professora Julia Wanderley, Maria Polenta e o Papa João Paulo II.
Essa série foi uma sugestão do Lincoln Zanardine, leitor desse blog, que achei ótima. Muito da história da cidade e do país pode ser contada pelos seus monumentos, pena que quem mais dá atenção à eles são os vândalos que roubam constantemente as placas de bronze que os identifica, causando prejuízo para a comunidade. Percebi circulando pelo centro, que muitas placas estão sendo substituídas por outras de material sem valor comercial. Menos mal.
Resolvi começar a série com um busto que está meio escondido, junto ao prédio da Associação Comercial do Paraná, na esquina da Rua das Flores com a Presidente Faria. Trata-se do Barão do Serro Azul.


Ildefonso Pereira Correia, o barão do Cerro Azul, (Paranaguá, 06/08/1849 — Morretes, 20/05/ 1894), foi um proprietário rural e político brasileiro. Foi o maior exportador de erva-mate do Paraná e maior produtor de erva-mate do mundo. Durante a revolução Federalista, ele e outras cinco pessoas proeminentes da cidade de Curitiba foram executadas sumariamente por ordem do general Éwerton de Quadros sem qualquer processo legal ou acusação formal.
Era filho do tenente-coronel Manuel Francisco Correia Júnior e de Francisca Antônia Pereira Correia. Nasceu quando seu pai foi destituído de todos os seus cargos públicos por ter imprimido um manifesto solicitando a separação da comarca de Curitiba da província de São Paulo.
Conviveu desde cedo com assuntos políticos que envolviam lutas de conservadores com liberais, de escravocratas com abolicionistas. O pai morreu quando ele tinha doze anos.
Os irmãos mais velhos galgaram posições importantes na política e nos negócios, suas irmãs casaram com homens que viriam a ocupar posições de destaque no governo.
Fez o curso de Humanidades no Rio de Janeiro, o qual concluiu com distinção.
Ao voltar do Rio de Janeiro, com vinte e quatro anos, abriam-se as portas do comércio ervateiro. Visitou Montevidéu e Buenos Aires, grandes centros consumidores de erva-mate brasileira, com o propósito de conhecer o negócio.
Aos vinte e sete anos, em sociedade, instalou seu primeiro engenho de erva-mate em Antonina. Quatro anos depois viajou aos EUA para exibir seus produtos na Exposição Americana obtendo grande sucesso.
Ao retornar, recebeu o convite para ser candidato à deputado provincial pelo partido Conservador. A partir daí, nunca mais deixou de participar de atividades políticas.
Com a construção da estrada da Graciosa, transferiu suas atividades para Curitiba. Nessa época já acumulava ponderável riqueza que rivalizava com as famílias mais abastadas e tradicionais do Paraná.
Em Curitiba, adquiriu e modernizou o engenho Iguaçu, construiu o Engenho Tibagi, adquiriu serrarias e lançou-se à exportação de madeira.
Em 1888, associado com Jesuíno Lopes, assumiu o controle da antiga Typographia Paranaense, fundada em 1853 por Cândido Lopes na cidade de Curitiba. Transformaram-na na Impressora Paranaense com o objetivo de melhorar a confecção das embalagens da erva-mate exportada.
Adquiriu posteriormente o controle acionário da Companhia Ferrocarril de Curitiba, lançou as bases do Banco Industrial e Mercantil, comprou o jornal Diário do Comércio, e foi diretor da Sociedade Protetora de Ensino.
Em 1° de julho de 1890 ajudou a fundar a Associação Comercial do Paraná, tornando-se seu primeiro presidente.
Alguns comparam-no à Mauá, pois, talvez, nenhum outro paranaense tenha produzido tanto na política ou na atividade empresarial quanto ele.
Causou simpatia ao imperador Dom Pedro II quando este visitou Curitiba em 1881. Ao regressar ao Rio de Janeiro, o imperador concedeu-lhe a comenda Imperial Ordem da Rosa.
Nas eleições de 1882, elegeu-se deputado provincial. Desenvolveu suas funções com sucesso enquanto uma crise política empolgava as ruas.
Assumiu interinamente o governo da província em 1888. Cuidou de apaziguar os ânimos, mas não pode evitar a crise parlamentar que ocorria na Assembleia Provincial.
Abolicionista convicto, quando se tornou presidente da câmara municipal de Curitiba, comprometeu-se publicamente a promover a emancipação dos escravos do município.
Em 8 de agosto de 1888, recebeu da princesa Isabel, então regente do Brasil, o título de Barão do Serro Azul.
Com a proclamação da República, o governador Vicente Machado da Silva Lima convidou-o para a comissão organizadora do partido Republicano.
Repentinamente a situação política mudou: o marechal Deodoro da Fonseca renunciou e o marechal Floriano Peixoto assumiu a presidência, dissolveu o Congresso e convocou novas eleições.
No Rio Grande do Sul, o governo Júlio Prates de Castilhos, apoiado pelo marechal Floriano Peixoto reprimiu a oposição e, logo depois, começou a revolução Federalista. No Rio de Janeiro, os almirantes Custódio de Melo e Saldanha da Gama comandaram a Revolta da Armada. Santa Catarina caiu em poder dos revolucionários, e no dia 14 de outubro de 1893, a capital Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, foi declarada provisoriamente capital do Brasil, convertendo-se em base de operações militares dos movimentos de revolta originados separadamente no Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Enquanto isto, separada por longas distâncias geográficas, Curitiba estava em paz.
Uma força de maragatos (rebeldes federalistas gaúchos) comandada por Gumercindo Saraiva veio do Rio Grande do Sul em direção Rio de Janeiro. Passando por Nossa Senhora do Desterro, juntou-se aos aliados da Revolta da Armada e, dali, partiu com destino à Curitiba. O plano dos chefes maragatos previa o domínio do Paraná com um ataque conjugado por forças de terra e mar, e uma revolta em São Paulo se ali chegassem as tropas rebeldes.
O comando legalista enviou para o Paraná batalhões formados por tropas regulares e voluntários civis do Rio de Janeiro e São Paulo. Em janeiro de 1894, estes chegaram à Lapa onde se travou uma terrível batalha. Durantes 26 dias as tropas legalistas resistiram aos ataques das forças muito mais numerosas dos maragatos.
Na madrugada de 17 de janeiro de 1894, uma brigada comandada por João Meneses Dória tomou a estação de Serrinha. Com a cumplicidade dos funcionários, passou a responder aos chamados telegráficos como se fosse das tropas legalistas de Lapa, avisando que milhares de rebeldes estavam marchando para a Curitiba. Houve pânico na capital e o general Pego, comandante militar da cidade, fugiu abandonando trens carregados de material bélico.
Devido ao abandono de Curitiba pelas tropas legalistas, a cidade passou a ser dirigida por uma Junta Governativa presidida pelo barão do Serro Azul. Em 20 de fevereiro de 1894, João Meneses Dória entrou em Curitiba à frente de 150 cavalarianos e, de um trem especial, desembarcaram o almirante Custódio de Melo, Teófilo Soares Gomes e vários oficiais da Marinha e do Exército. João Meneses Dória foi então aclamado governador do estado do Paraná.
O barão do Serro Azul foi convocado pelos cidadãos para fazer um acordo com os revolucionários que protegesse a população de violências, saques e estupros. A Junta Governativa de Curitiba transformou-se em "Comissão para Lançamento do Empréstimo de Guerra" com o propósito de arrecadar fundos para os rebeldes e com isso comprar a proteção da cidade. Embora o barão do Serro Azul e os comerciantes que apoiaram a comissão procurassem apenas evitar saques e desordens, seus atos os comprometeram como colaboradores com o movimento rebelde
O tempo perdido pelos maragatos durante o cerco da Lapa permitiu que as tropas legalistas se agrupassem e recebessem reforços ao norte, em Itararé, na divisa São Paulo–Paraná. O comandante dos maragatos, Gumercindo Saraiva, empreendeu um recuo rumo ao sul, abandonando Curitiba. As tropas governamentais reocuparam a cidade e, no dia 16 de outubro de 1893, o novo governador do Paraná Vicente Machado da Silva Lima anunciou o estado de sítio em Curitiba.
O general Éwerton de Quadros, novo comandante do Distrito Militar, promoveu demissões de funcionários públicos, buscas e capturas de pessoas acusadas de colaborar com os maragatos. As prisões ficaram tão cheias que o teatro São Teodoro foi transformado em presídio. Apesar da condenação pública, várias pessoas foram fuziladas.
No dia 9 de novembro de 1893, o barão de Serro Azul recebeu uma intimação para se recolher ao quartel da primeira divisão. Outros cinco de seus companheiros também foram presos e levados aos mesmo presídio: Prisciliano Correia, José Lourenço Schleder, José Joaquim Ferreira de Moura, Rodrigo de Matos Guedes e Balbino de Mendonça.
Muitos políticos importantes do Paraná tentaram por todos os meios livrar o barão de Serro Azul e seus companheiros da prisão. O general Éwerton de Quadros, temendo uma fuga ou a desmoralização de seu comando, ordenou a execução de barão de Serro Azul e seus amigos.
Na madrugada do dia 20 de maio de 1894, os seis prisioneiros foram retirados da prisão e levados à estação ferroviária de Curitiba, sob o pretexto de embarcarem em Paranaguá em um navio da Marinha com destino ao Rio de Janeiro, onde seriam julgados.
O comboio parou no km 65 da estrada de ferro Curitiba-Paranaguá, perto do pico do Diabo da serra do Mar, onde há um alto despenhadeiro. Os presos começaram a ser arrastados para fora do vagão pelo pelotão de escolta. Mato Guedes atirou-se pela janela do trem, mas recebeu uma descarga da fuzilaria e rolou pelo precipício. Balbino de Mendonça, agarrando-se ao vagão, teve os braços quebrados a coronhadas, e foi abatido a tiros de revólver. O barão do Serro Azul recebeu um tiro na perna e caiu de joelhos. Propôs então dividir sua fortuna com os oficiais da escolta se fosse poupado, porém tombou com uma bala na testa.
O comboio seguiu viagem, abandonando os corpos no local. Somente no dia seguinte a policia de Piraquara foi avisada da existência de cadáveres na serra.
Durante mais de quarenta anos, o barão de Serro Azul foi considerado traidor. Os seus atos foram banidos da história oficial do estado do Paraná, documentos foram arrancados, referências apagadas, e qualquer discussão sobre a execução sumária dele e seus companheiros era evitada. A sua magnífica mansão em Curitiba foi transformada em quartel do Exército, tendo a baronesa e os seus filhos que morar em um anexo.
Sua vida começou a ser investigada nas décadas de 1940 e 1950 quando ocorreu o resgate de sua memória.
Em 1942, foi publicada a biografia "O Barão de Serro Azul" escrita por Leôncio Correia. O livro "A Última viagem do Barão do Serro Azul" do escritor Túlio Vargas, foi publicado em 1973. Baseado nesse livro, o cineasta Maurício Appel produziu o filme "O Preço da Paz" em 2003, com direção de Paulo Morelli e roteiro de Walther Negrão. No elenco, Herson Capri, no papel do barão do Serro Azul, e Lima Duarte, no papel do general Gumercindo Saraiva.
A sua residência em Curitiba, construída em 1883, foi restaurada e é atualmente o Centro Cultural Solar do Barão.
Em dezembro de 2004, o senador Osmar Dias apresentou o projeto de lei do Senado nº 354, de 2004 que propôs a inscrição do nome do barão de Serro Azul no Livro dos Heróis da Pátria existente no Panteão da Pátria em Brasília.
A Lei nº 11.863, de 2008, foi sancionada pelo Presidente da República; Luiz Inácio Lula da Silva; em 15 de dezembro de 2008 e publicada no Diário Oficial da União em 16 de dezembro de 2008, inscrevendo o nome de Ildefonso Pereira Correia, o Barão de Serro Azul, no Livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília.
Fonte: Wikipedia.
Li um artigo da Gazeta do Povo que complementa o texto acima. O trecho que cujas informações não estão contidas acima é o seguinte: “O então presidente do estado, Xavier da Silva, ao saber da proximidade dos maragatos, pediu licença do cargo sob a alegação de que tinha de tratar de problemas de saúde. Vicente Machado, o vice, assumiu e decidiu transferir a capital para Castro, sua cidade natal”.
Ou seja, os governantes abandonaram Curitiba e sua população à própria sorte, por isso o barão é considerado um herói. Até hoje ao descerem para Morretes de trem, observem no km65 uma cruz metálica, marcando o local onde o barão e seus companheiros foram covardemente assassinado sem direito de defesa.

Comentários

  1. Sensacional seu blog, meu caro!

    Sou um carioca que já andou muito à pé por Curitiba, mas que estava há dez anos sem ir à cidade mas agora em agosto, irei passar uma semana.

    Estava procurando as novidades e me organizando quando me deparei com este blog de rara sensibilidade e que vê a cidade por uma ótica local que é exatamente o que eu procuro antes de alguma viagem. Imperdível!

    Parabéns mesmo, isso aqui é uma cachaça!

    Abs!
    Carlos Clark

    ResponderExcluir
  2. Oi Carlos. Puxa, muito obrigado por curtir o blog. Minha intenção eh essa mesmo, passar uma imagem de Curitiba que foge um pouco dos catálogos e livros de turismo, mais ainda, passar a Curitiba que eu vivo e que descubro a cada dia.
    Voltara a Curitiba 10 anos depois? Duas dicas apenas para ajudar: nao perca o Batel Soho (almoço no sábado na Praca Espanha e tarde de programação animada) e um passeio com nosso "duble decker bus" , super turista, mas vale para circular por toda a cidade e ver como ela esta hoje (evite final de tarde pois no trecho dos parques, voce congela). Abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estarei na Carlos de Carvalho ao lado da Praça da Espanha e já preendia dar uma passada por lá. O Double Decker eu não tinha pensado e vou programar. Obrigado!

      Vou acompanhar a minha filha num campeonato de patinação e pretendo - se a oportunidade aparecer, dar uma caminhada do Tarumã ao Batel via Alto da XV e Alto da Glória. Fora a parte dos centros histórico e cívico que eu já conheço bem, alguma dica de rua especialmente agradável, lugar pitoresco e/ou com vista no caminho ou algum desvio que valha a pena?

      grande Abraço!

      Excluir
    2. Essa caminhada a partir do Tarumã já abre belas possibilidade. Minha sugestão (partido do Ginásio do Tarumã imagino eu). Voce vai caminhar pela Victor Ferreira do Amaral (que nao eh grandes coisas), mas ao invés de seguir por ela eternamente, sugiro que voce saia dela logo depois de passar pelo viaduto da BR116, pegando a direita na (talvez) R. Pres. Epitácio Pessoa e dessa forma, embrenhar-se pelo tortuoso Bairro Jardim Socal, onde os antigos ricos de Curitiba moravam, formado apenas por casas e muitas arvores. Siga ate achar a Av. Pres. Washington Luiz, onde na Praca Villa Lobos achara uma bela arvore imune ao corte (uma das 51 de Curitiba). Dali de um jeito de chagar na Fagundes Varela, cruze a Nossa Senhora da Luz e já na Augusto Stresser, quando achar o trilho de trem, siga paralelo a esse ate a Padre Germano Mayer e dela ate a Fernando Amaro. Desça a Fernando Amaro ate a Praca do Expedicionário (se nao conhecer, circule por ali). Vire a direita na Ubaldino do Amaral ate a Xv de Novembro (se seguir mais uma quadra, Vera a casa de Dalton Trevisan na esquina com a Amintas de Barros). Caminhe por toda a Xv de Novembro, passando por vários pontos interessantes pelo caminho ate a Praca Osório. Cruze a Praca e tome a rua Comendador Araújo ate essa encontrar a Avenida do Batel. Acho que sera uma caminhada longa, mas bem bacana de se fazer.
      Abraco.

      Excluir
  3. Esse busto não conhecia, vou passar por la e tirar umas fotos! Viva nosso herói Paranaense!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho particularmente emocionante ver, na descida da serra, a Cruz marcando o ponto onde o Barao foi executado.

      Excluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas