Edifício Latife Hamdar




Esse belíssimo prédio na Praça Generoso Marques é chamado de Edifício Latife Hamdar. Pela data no topo do edifício, ele foi construído em 1915, um ano antes da inauguração do Paço da Liberdade. Tentei encontrar qualquer informação sobre quem teria sido Latife Hamdar, mas não encontrei nada sobre ele.
As fotos foram feitas em momentos distintos do ano (no verão e no atual inverno).

Comentários

  1. Existe um perfil no facebook com este nome, de uma pessoa residente em Curitiba. Talvez ela possa esclarecer quem seja.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rossana! Vou tentar descobrir alguma coisa. Obrigado pela informação!

    ResponderExcluir
  3. Oi! Estou fazendo uma pesquisa sobre esse edifício, gostaria de saber se você conseguiu descobrir algo mais sobre ele, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não Camilla. Já tentei achar alguma coisa, mas não encontrei nada.

      Excluir
  4. "O palacete Joaquim Augusto de Andrade: um filho da elite curitibana
    Ao lado do Tigre Royal, na esquina da Praça Generoso Marques com a rua Riachuelo, há um prédio contemporâneo que é uma das grandes construções novecentistas de Curitiba: o Palacete Joaquim Augusto de Andrade. Construído em 1915 pelo homem que o nomeia, o palacete tem 3 andares, cor bege e dezenas de portas e janelas venezianas brancas, além de uma cúpula com um galo de ferro em cima.
    Joaquim Augusto de Andrade era membro da elite Curitiba. Ele foi coronel, comerciante e filho de Manoel Antônio de Andrade com Maria de Luz Andrade, notáveis personagens curitibanos. Da década de 1910 em diante, ele participou dos principais círculos políticos e culturais de Curitiba, sendo eleito camarista municipal pelo Partido Republicano. Seu nome recorrentemente aparecia nos jornais da cidade, pelos investimentos que fazia e, principalmente, pelos eventos dos quais fazia parte. Andrade chegou a ser presidente do Jóquei Clube Paranaense e era parente de Afonso Alves de Camargo.
    Por isso, a construção de seu palacete bem próximo ao Paço Municipal foi questão de tempo. Ali ele pôde estar próximo da prefeitura e dos círculos de elite da cidade, bem como manter suas atividades comerciais".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas