segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Casas do Batel 5: Casa Gomm



Em 1906, após se casar com Isabel Withers, Harry Gomm compra na região do Batel um terreno de  20.000m². No mesmo ano, contrata a Brazilin Lumber Company, com serraria em Três Barras, que projeta e constrói para a família Gomm uma residência seguindo a tendência arquitetônica das construções existentes na região da Nova Inglaterra, nos Estados Unidos. A “Casa do Batel”, como é conhecida, é toda construída em pinho Araucária, com paredes duplas, sendo a maior casa de madeira de que se tem conhecimento na cidade de Curitiba. Em dezembro de 1946, um incêndio destruiu parte da residência que foi imediatamente restaurada, respeitando o projeto arquitetônico original. Nas décadas de 50 e 60, a “Casa do Batel” viveu seu apogeu transformando-se em sede da Embaixada Inglesa local e sendo palco de recepções e festas.

Hoje tombada pela Coordenadoria do Patrimonio Cultural e propriedade do Governo do Estado, até muito recentemente, a Casa Gomm era utilizada como uma das sedes da EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná). No momento porém, encontra-se fechada para, segundo fui informado, uma grande reforma que a transformará num museu.

Como as fotos que fiz mostram apenas parcialmente essa impressionante casa (fotografei como pude por cima do muro e através de uma grade), vou tentar tão logo seja possível, uma autorização para visitar o local e fazer todas as fotos que gostaria e possivelmente, postar aqui na série Casas de Madeira de Curitiba.

A Casa Gomm fica na Avenida do Batel, 1829 (as fotos fiz a partir da Bruno Filgueira, quase esquina com a Carmelo Rangel).

4 comentários:

  1. Legal Wash, também adoro histórias do passado, é revivendo o passado que preservamos o futuro... Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Fala Keko! Temos que evoluir muito nessa questão de preservação. Vemos ainda muitos prédios de evidente valor histórico degradados. É perfeitamente possível a convivência do novo com o antigo, sem que um tenha que se sobrepor ao outro.
    Obrigado pela visita e um abraço.

    ResponderExcluir
  3. http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1330263&tit=Velha-historia-em-novo-endereco matéria de hoje sobre, depois da construção do shopping.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal a reportagem Marcos. Tenho MUITA vontade de conhecer de perto a Casa Gomm, mas não sei a quem pedir. Quem sabe um dia consigo! Abraço.

      Excluir

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.