Casas do Batel 5: Casa Gomm



Em 1906, após se casar com Isabel Withers, Harry Gomm compra na região do Batel um terreno de  20.000m². No mesmo ano, contrata a Brazilin Lumber Company, com serraria em Três Barras, que projeta e constrói para a família Gomm uma residência seguindo a tendência arquitetônica das construções existentes na região da Nova Inglaterra, nos Estados Unidos. A “Casa do Batel”, como é conhecida, é toda construída em pinho Araucária, com paredes duplas, sendo a maior casa de madeira de que se tem conhecimento na cidade de Curitiba. Em dezembro de 1946, um incêndio destruiu parte da residência que foi imediatamente restaurada, respeitando o projeto arquitetônico original. Nas décadas de 50 e 60, a “Casa do Batel” viveu seu apogeu transformando-se em sede da Embaixada Inglesa local e sendo palco de recepções e festas.

Hoje tombada pela Coordenadoria do Patrimonio Cultural e propriedade do Governo do Estado, até muito recentemente, a Casa Gomm era utilizada como uma das sedes da EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná). No momento porém, encontra-se fechada para, segundo fui informado, uma grande reforma que a transformará num museu.

Como as fotos que fiz mostram apenas parcialmente essa impressionante casa (fotografei como pude por cima do muro e através de uma grade), vou tentar tão logo seja possível, uma autorização para visitar o local e fazer todas as fotos que gostaria e possivelmente, postar aqui na série Casas de Madeira de Curitiba.

A Casa Gomm fica na Avenida do Batel, 1829 (as fotos fiz a partir da Bruno Filgueira, quase esquina com a Carmelo Rangel).

Comentários

  1. Legal Wash, também adoro histórias do passado, é revivendo o passado que preservamos o futuro... Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Fala Keko! Temos que evoluir muito nessa questão de preservação. Vemos ainda muitos prédios de evidente valor histórico degradados. É perfeitamente possível a convivência do novo com o antigo, sem que um tenha que se sobrepor ao outro.
    Obrigado pela visita e um abraço.

    ResponderExcluir
  3. http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1330263&tit=Velha-historia-em-novo-endereco matéria de hoje sobre, depois da construção do shopping.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal a reportagem Marcos. Tenho MUITA vontade de conhecer de perto a Casa Gomm, mas não sei a quem pedir. Quem sabe um dia consigo! Abraço.

      Excluir
  4. Interessante eu estive lendo na revista asas sobre um piloto da 2 Guerra por nome de Cosme gum foi nascido no Batel sua mãe por nome de Isabel e o pai Harry gom acho que ele é dessa família. Foi um às comandou várias incursões sobre a Alemanha nazista como comandante de bombardeios pereceu numa dessas incursões tinha também um irmão por nome de Percival "perci" piloto também de Spitfire do grupo canadense

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessantíssima informação. Muito obrigado.

      Excluir
    2. Verdade, seu bombardeiro Lancaster foi abatido sobre a Normandia, explodiu matando quase toda a tripulação, teve só um sobrevivente que saltou de paraquedas mas ficou com graves queimaduras.

      Excluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas